Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luana Carla Martins Campos Akinrulipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953266134142337pt_BR
dc.contributor.referee1Vitor Amaro Lacerdapt_BR
dc.creatorMariana Tanure Machadopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9269453696562279pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-05T15:30:13Z-
dc.date.available2023-09-05T15:30:13Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58454-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the contributions that the production of comic books, using object photography, can bring to teaching-learning in Art classes, having as target audience high school students. The general objective is to analyze how the production of comic books, using the photography of objects, can contribute to the teaching-learning in Art classes. The specific objectives are: to analyze the main difficulties and advantages of using comic books in Art classes; to know the specificities of comics combined with object photography; reflect on the artistic making in the creation and development of comics with objects. To achieve the proposed objectives, a qualitative research was used, besides a literature review: Ana Mae Barbosa (2014); Betania Libânio Araújo (2018); Boris Kossoy (2020); Paulo Freire (2020); Nicolas Bourriaud (2009); Scott McCloud (2005); Vitor Siqueira Miranda (2019); Waldomiro Vergueiro (2004, 2009) e Will Eisner (1999). The results indicate that the production of comic books using object photography is more than a didactic resource, it is a complex language, which has much to offer for the teaching-learning of students, as long as it can overcome the obstacles that hinder its use in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo pretende investigar quais contribuições que a produção de histórias em quadrinhos, usando a fotografia de objetos, pode trazer para o ensino- aprendizagem nas aulas de Arte, tendo como público-alvo os estudantes do Ensino Médio. O objetivo geral é analisar como a produção de histórias em quadrinhos, usando a fotografia de objetos, pode contribuir com o ensino-aprendizagem nas aulas de Arte. Os objetivos específicos são: analisar as principais dificuldades e vantagens do uso das histórias em quadrinhos nas aulas de Arte; conhecer as especificidades dos quadrinhos aliados à fotografia de objetos; refletir sobre o fazer artístico na criação e desenvolvimento de quadrinhos com objetos. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, além da revisão bibliográfica dos autores: Ana Mae Barbosa (2014); Betania Libânio Dantas de Araújo (2018); Boris Kossoy (2020); Paulo Freire (2020); Nicolas Bourriaud (2009); Scott McCloud (2005); Vitor Siqueira Miranda (2019); Waldomiro Vergueiro (2004, 2009) e Will Eisner (1999). Os resultados indicam que a produção de histórias em quadrinhos, usando a fotografia de objetos, é mais do que um recurso didático, é uma linguagem complexa, que tem muito a oferecer para o ensino-aprendizado dos estudantes, desde que consiga superar os obstáculos que dificultam sua utilização na sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectObjetospt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.titleProdução de histórias em quadrinhos usando a fotografia de objetos: contribuições para o ensino-aprendizagem nas aulas de artept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons