Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58475
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula
Título(s) alternativo(s): Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
Autor(es): Fátima Maria Leitão Araújo
Sônia Maria Soares de Oliveira
Resumen: Neste artigo, analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História, no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral. Além da fonte oral, apoiamonos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, à dos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para as relações étnico-raciais. Quanto aos referenciais teóricos, apoiamo-nos em Lima (2006), Munanga (2008), Oliva (2003, 2006), entre outros, para a reflexão sobre a temática africana, e em Tardif (2012), Gauthier (1998), Monteiro (2007), para a discussão sobre saberes docentes. O lócus da pesquisa foram escolas do ensino médio da rede estadual de ensino do Ceará, trazendo achados de uma realidade local, a cidade de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas trajetórias docentes em vários espaços formativos. Apesar de trazerem lacunas, tais saberes encontram-se, na maioria das vezes, de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão. No entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar do ensino médio.
Abstract: In this article we analyze how the history teachers’ knowledge has been constituted with regard to the African theme. To achieve the proposed objectives, we use the methodological method of Oral History. In addition to the oral source, we rely on documents developed by the MEC concerning teacher training and, in particular, teachers of History, as well as documents related to education for ethnic-racial relations. As for the theoretical references, we based on studies of Lima (2006), Munanga (2008), Oliva (2006), Oliva (2003) among others for reflection on African themes and in Tardif (2012), Gauthier (1998), Monteiro, (2007) for the discussion about teacher knowledge. The research locus was high schools of the state education network of Ceará, bringing findings of a local reality, the city of Maranguape, in the metropolitan region of Fortaleza. We find that History teachers, subjects of the research, have different knowledge about the African theme forged along their formations in various formative spaces. Although it has gaps, such knowledge is most often in accordance with the new historiography about the theme. However, in practice, Africa and its history are still dealt with punctually in the everyday school life of high school.
Asunto: Formação de professores
Professores - Formação
África - História
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1737
URI: http://hdl.handle.net/1843/58475
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737
metadata.dc.relation.ispartof: Educação Em Foco
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Ensino de História da África e Saberes Docentes_ problemáticas e desafios no chão da sala de aula.pdf221.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.