Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58491
Type: Tese
Title: Práticas de letramento e pessoalidades em um curso de pré-vestibular popular: um estudo de caso
Other Titles: Literacy pratices and personhood in a popular preparatory course: a case study
Authors: Andreza Barroso Gonçalves
First Advisor: Maria Lucia Castanheira
First Referee: Luanda Rejane Soares Sito
Second Referee: Maria de Lourdes Santos Ferreira
Third Referee: Gláucia Maria dos Santos Jorge
metadata.dc.contributor.referee4: Gilcinei Teodoro Carvalho
metadata.dc.contributor.referee5: Raquel Aparecida Soares Reis Franco
Juliana Silva Santos
Abstract: Neste estudo de caso são examinadas as relações entre práticas de letramento e pessoalidades construídas por participantes (estudantes, coordenadores e professores) de um curso pré-vestibular popular que integra a rede Educafro Minas: o núcleo Educafro Aimorés. Buscou-se responder as seguintes questões: como as práticas de letramento são construídas pelos participantes no espaço social observado? O que é ser um estudante da Educafro? Como um estudante da Educafro é preparado para a realização do Enem? Como questões identitárias e de pessoalidades foram tomadas como possibilidades de os coordenadores, professores e estudantes do núcleo refletirem sobre quem são em suas participações nos eventos de letramento? Para tanto, foi considerado o aporte teórico do letramento como prática social (LPS) (STREET, 1984, 2017), os conceitos e modelos teóricos de letramento autônomo e ideológico, eventos de letramento (HEATH, 1982; STREET, 2000; 2012), práticas de letramento (STREET,1995-2014), letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998; LILLIS; SCOTT, 2007), e, ainda, o conceito de pessoalidades (EGAN-ROBERTSON, 1998; BLOOME et al., 2005; STREET, 2007), que neste trabalho, também foi pensado a partir da ideia de possibilidades de ser, estar e agir no mundo. A lógica de investigação adotada foi construída a partir de uma perspectiva etnográfica (GREEN, DIXON, ZAHARLIC, 2007; BLOOME, 2012). A construção dos dados foi desenvolvida por meio de observação participante, envolvendo graus variados de participação por parte da pesquisadora, ora como observadora, ora como professora em uma das disciplinas do núcleo. O banco de dados reúne registros em notas de campo, entrevistas (áudio) com professores e alunos, vídeo e áudio das aulas das seguintes disciplinas curriculares: redação, língua portuguesa e literatura, geografia humana e geografia física, biologia, física, matemática, história, espanhol, literatura, e da disciplina Negritude, cultura e cidadania (NCC), específica da rede Educafro Minas e representativa do Tripé de valores que guia as ações educativas dessa instituição. A partir da identificação de um rich point (AGAR, 1986, 1999), decidiu-se por analisar o que caracterizaria, na perspectiva dos participantes do núcleo Educafro Aimorés, pensar a educação de modo diferenciado. Foi tomado como ponto de partida analítico o evento de letramento, Aula Inaugural, que possibilitou o exame de outros três eventos: as primeiras aulas das disciplinas de física e língua portuguesa e literatura e a segunda aula de literatura. As análises desses eventos demonstraram, dentre outras coisas, como práticas de letramento e pessoalidades construídas nesse espaço articulam-se a temas culturais, como relações étnico-raciais, negritude, autogestão ou voluntariado de mão dupla, noção de espaço social. As diferentes práticas de letramento, as diferentes pessoalidades e as diferentes identidades observadas a partir do exame das interações entre os participantes no núcleo revelaram a natureza política, emancipatória, reivindicativa e afirmativa da Educafro, que tem educado as pessoas de maneira crítica, reflexiva e politizada, para além do preparo para o exame do Enem.
Abstract: This case study looks into the relations between literacy practices and personhood built by participants (students, coordinators and teachers) in a popular preparatory course part of Educafro Minas Gerais chain, the branch Educafro Aimorés. I aim at responding to the following questions: how are the literacy practices built by the participants in the observed social environment? What is it like to be an Educafro student? How is an Educafro student prepared for Enem? How are issues such as personhood and identities approached as possibilities to coordinators, teachers and students to think about who they are and their participation in literacy events? In order to answer these questions, we considered the theoretical background of literacy as social practice (LPS) (STREET, 1984, 2017), the concepts and theoretical models of ideological and autonomous literacy, literacy events, (HEATH, 1982; STREET, 2000; 2012) literacy practices (STREET,1995-2014), the studies on academic literacy (LEA; STREET, 1998; LILLIS; SCOTT, 2007) as well as the concept of personhood (EGAN-ROBERTSON, 1998; BLOOME et al., 2005; STREET, 2007), which on thesis, was also thought from the possibilities of being and acting in the world. The investigation approach chosen was built from an ethnographic perspective (GREEN, DIXON, ZAHARLIC, 2007; BLOOME, 2012). The data production was developed through participant observation, involving several levels of participation of the researcher, times as an observer, times as a more active participant, times assuming the role of a teacher in one of the subjects. The database contains registers of field notes, audio interviews with teachers and students, audio and video of classes from the following curricular subjects: essay writing, Portuguese language and literature, social and physical geography, biology, physics, mathematics, history, Spanish, literature and blackness, culture and citizenship (NCC), which is specific of Educafro Minas and it represents the values tripod that guides the education actions of this institution. From the identification of a rich point (AGAR, 1986, 1999), it was decided to analyze what characterizes, on the branch Educafro Aimorés participants’ perspective, to think education in a different way. I took as an analytical starting point the literacy event, Opening class, that enabled the evaluation of other three events: the first physics and Portuguese language and literature classes and the second literature class. The analyses of these events, yet exploitative, showed, among other things, how literacy practices and personhood built in this space join themselves to cultural themes, such as ethno-racial relations, blackness, self management or two-way volunteering, social space notion. The different literacy practices, the different personhood and the different identities observed from the analysis of interactions among branch participants revealed the emancipating, revendicating, affirmative nature of the important political actor which is Educafro, that has educated people in a critical, thoughtful and political way, besides preparing students to Enem exam.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58491
Issue Date: 13-Dec-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PARTE FINAL - versão completa tese 22 maio 2023.pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons