Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58492
Type: Dissertação
Title: Povos originários venezuelanos de etnia Warao na educação de jovens e adultos: um estudo de caso nas escolas municipais de Belo Horizonte em 2022
Authors: Carolina Santos Gessner de Castro
First Advisor: Heli Sabino de Oliveira
First Referee: Walesson Gomes da Silva
Second Referee: Agnez de Lélis Saraiva
Abstract: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa as demandas educacionais trazidas por povos originários venezuelanos de etnia Warao, expressas por suas lideranças, bem como os desafios colocados pelos gestores responsáveis pelo acolhimento e por assegurar o direito à educação destes sujeitos. O objetivo central do trabalho consiste em analisar o processo de inserção de povos originários venezuelanos de etnia Warao na Educação de Jovens e Adultos, nas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, no ano de 2022, a partir de uma perspectiva intercultural. Desse modo, esta pesquisa busca atingir outros objetivos, tais como: compreender os fluxos migratórios na globalização e as possibilidades de acolhimento de migrantes e refugiados a partir da EJA; descrever os fluxo migratório Warao e sua chegada nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte, destacando os desafios postos pela diferença cultural; compreender em que medida a presença dos indígenas Warao contribui para construção de uma educação intercultural; e construir um recurso educativo para a formação de docentes da EJA, tendo como foco tanto a valorização cultural e o respeito à identidade do referido grupo étnico, quanto oportunidades de intercâmbio entre povos diversos. Cumpre destacar que são dois grupos indígenas que se refugiaram em Belo Horizonte, sendo alojados em abrigos na Vila Pinho, na Região do Barreiro e no bairro Santa Amélia, na Regional Pampulha, territórios contemplados nesta pesquisa. Os autores Santos (1997), Santos (2001) e Bauman (1999) foram referências na análise do fenômeno moderno da globalização e as suas consequências para os fluxos migratórios atuais. Os procedimentos metodológicos empregados se basearam em questionário, observação participante e entrevista semiestruturada. Dentre os resultados desta pesquisa, convém ressaltar que o conhecimento em profundidade dos grupos indígenas e da inserção escolar permitiu a construção de um caderno pedagógico, como recurso educativo para a formação de docentes da EJA, tendo como foco tanto a valorização cultural e o respeito à identidade, quanto oportunidades de intercâmbio entre povos diversos; foi possível identificar a xenofobia em ambos os territórios estudados; o levantamento de dados quantitativos foi um desafio, pois muitos núcleos familiares migraram durante a investigação.
Abstract: This dissertation has as its object of research the demands brought by native Venezuelan peoples of the Warao ethnic group, expressed by their leaders, as well as the challenges posed by those responsible for receiving. The main objective is to analyze the insertion of native Venezuelan peoples of the Warao ethnic group in the Education of Youth and Adults Program, in schools of the Municipal Education Network of Belo Horizonte, in the year 2022. In this way, this research seeks to achieve other objectives, such as: understanding migratory flows in globalization and the possibilities of welcoming migrants and refugees from EJA; describe the Warao migratory flow and its arrival in public schools in Belo Horizonte, highlighting the challenges posed by cultural difference; understand to what extent the presence of the Warao indigenous people contributes to the construction of an intercultural education; and build an educational resource for the training of EJA teachers, focusing both on cultural appreciation and respect for the identity of the said ethnic group, as well as opportunities for exchange between different peoples. There are two indigenous groups that took refuge in Belo Horizonte, being housed in shelters in Vila Pinho, in the Barreiro Region, and in the Santa Amélia neighborhood, in Pampulha Regional, territories in which this research took place. The authors Santos (1997), Santos (2001) and Bauman (1999) were references in the analysis of the modern phenomenon of globalization and its consequences for current migration flows. The methodological procedures were based on a questionnaire, participant observation and a semi-structured interview. Among the results of this research, it should be noted that the in-depth knowledge of indigenous groups and school insertion allowed the construction of a pedagogical notebook as an educational resource for the training of EJA teachers, focusing both on cultural appreciation and respect for identity, as well as on opportunities for exchange between different peoples; through the research it was possible to identify xenophobia in both territories; collecting quantitative data was a challenge, as many households migrated during the investigation.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58492
Issue Date: 28-Feb-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Santos Gessner de Castro- dissertação.pdf8.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.