Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58494
Type: Dissertação
Title: A constituição de uma leitora em decolonialidade: mensagens sobre a produção e a circulação de livros paradidáticos de matemática no Brasil
Authors: Luana Oliveira Lima
First Advisor: Filipe Santos Fernandes
First Referee: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Second Referee: Andreia Dalcin
Abstract: Cara leitora e caro leitor, Você já imaginou os desafios de se fazer pesquisa durante uma pandemia? E os obstáculos físicos e mentais de ler um texto ou, ainda, um livro? E, ainda, digo, ler assumindo uma postura decolonial, buscando uma outra forma de análise que não seja extraindo informações. A princípio, a palavra desafio pode parecer ruim, cercada por adversidades, mas também pode indicar abertura a novas possibilidades. Nesta dissertação, você encontrará a busca por caminhos para encarar os desafios de ler decolonialmente livros paradidáticos de matemática destinados à Educação Básica e a minha constituição como pesquisadora durante a pandemia da Covid-19. Posso dizer que, entre todos os objetivos, o principal é a minha constituição como leitora, assumindo uma postura decolonial em meio a um cenário pandêmico. Para atingir este objetivo, serão vários os percursos, incluindo uma carta (adaptada do prefácio de um livro) que motivará pesquisas que tornarão evidentes as relações de colonialidade sobre os saberes das e dos estudantes brasileiros, com um controle sobre a produção e a circulação dos livros em nosso país, incluindo a criação de categorias diversas, como os livros paradidáticos. Em seguida, esses livros serão discutidos e apresentados como uma estratégia de resistência a visões coloniais da matemática, por meio do incentivo à criatividade e a reflexão crítica, com a criação de outras histórias e outros personagens para apresentar outras matemáticas. Quanto à metodologia escolhida, muitas possibilidades serão apresentadas. Lembro: a metodologia se faz no percurso, com a pesquisa, então, será sempre possível encontrá-la. Querida leitora e querido leitor, você verá que a escrita foi realizada a muitas mãos, em polifonia. Como valorizo a participação das/os leitoras/es no texto, convido-a e convido-o a interagir, acessando o site que faz parte desta escrita, os livros e vídeos que ajudaram, e ainda ajudam, a me constituir como leitora. Espero que, assim como eu, você seja convidada/o a pensar: que histórias (matemáticas) você conta? Se precisar buscar por palavras-chave, sugiro que use: Formação de uma leitora; Livros paradidáticos de Matemática; Mercado editorial brasileiro; Leitura decolonial. Boa leitura! Luana Lima.
Abstract: Dear reader, Have you ever imagined the challenges of doing research during a pandemic? And the physical and mental obstacles of reading a text or even a book? And, still, I say, reading assuming a decolonial posture, looking for another form of analysis that is not extracting information. At first, the word challenge may seem bad, surrounded by adversity, but it can also indicate openness to new possibilities. In this Master’s Thesis, you will find the search for ways to face the challenges of decolonially reading paradidactic mathematics books intended for Basic Education and my constitution as a researcher during the Covid-19 pandemic. I can say that, among all the objectives, the main is my construction as a reader, assuming a decolonial stance in the midst of a pandemic scenario. To achieve this objective, there will be several paths, including a letter (adapted from a book’s preface) that will motivate research that will make evident the coloniality relations on the knowledge of Brazilian students, with a control over the production and circulation of books in our country, including the creation of different categories, such as paradidactic books. Then, these books will be discussed and presented as a strategy of resistance to colonial visions of mathematics, by encouraging creativity and critical reflection, with the creation of other stories and other characters to present other mathematics. As for the chosen methodology, many possibilities will be presented. I remind you: the methodology is done on the way, with research, so it will always be possible to find it. Dear reader, you will see that writing was done by many hands, in polyphony. As I value the participation of readers in the text, I invite you to interact, accessing the website that is part of this writing, the books and videos that helped, and still help, to constitute me as a reader. I hope that, like me, you are invited to think: what (mathematic) stories do you tell? If you need to search for keywords, I suggest you use: Formation of a reading. Mathematic paradidactic books; Brazilian publishing market; Decolonial reading. Good reading! Luana Lima.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58494
Issue Date: 10-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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