Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58502
Tipo: Dissertação
Título: Interseções: cartografias possíveis de uma mulher artista professora: conversas decoloniais
Título(s) alternativo(s): Intersections: possible cartographs of a woman artist teacher decolonial conversations
Autor(es): Gabriela Alvarenga Cardoso Silva
primer Tutor: Rosvita Kolb Bernardes
primer Co-tutor: Juliana Gouthier Macedo
primer miembro del tribunal : Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Segundo miembro del tribunal: Rita Lages Rodrigues
Resumen: Nesta dissertação investigo os processos de ensino/aprendizagem em arte e minha criação e produção artística a partir de uma perspectiva feminista decolonial. Construo este texto utilizando a metodologia de pistas de Virginia Kastrupp cruzando minha experiência enquanto mulherprofessoraartista. A partir da vivência com estudantes, pesquiso a ausência das mulheres artistas no ensino e aprendizagem em arte e possibilidades de resistência a essa construção histórica eurocentrada. Para realizar essa análise, trabalho o conceito de interseccionalidade pensado por Patricia Hill Collins e trabalhado por Lugones, a história da caça às bruxas elaborada por Silvia Federici, o conceito de chi ́xi e o feminismo de Silvia Rivera Cusicanqui. Sobretudo, dialogo no texto e nas vivências em sala de aula com três artistas brasileiras, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino e Sallisa Rosa. Através do olhar de Catherine Walsh, debruço-me também na compreensão do que seria um feminismo decolonial e sobre como o próprio pesquisar foi transformador no meu ser mulher cotidiano. Ao longo da pesquisa, deparei-me também com outras pistas e intervenções de artistas, poetas, curadoras e teóricas que dialogaram de forma poética com os meus encontros com as palavras, imagens e com a sala de aula. Este texto assume, então, de uma escrita poética, que parte de minhas experiências e narrativas para uma compreensão de estruturas de conhecimento na arte marcadas por uma elite branca de homens cisgêneros. Para além de navegar pelas estruturas desse sistema e problematizá-las, busco, ao longo de todo o texto, estratégias cotidianas para rompê-las e ressignificá-las.
Abstract: In this research I investigate the teaching and learning processes in art. Also, I analyse my artistic creation and production from a decolonial feminist perspective. I build this text using Virginia Kastrupp's methodology of clues, crossing my experience as a woman-teacher-artist. From the experience with students, I research the absence of women artists in teaching and learning in art and possibilities of resistance to this Eurocentric historical construction. To carry out this analysis, I work on the concept of intersectionality by Lugones, the history of the witch hunt elaborated by Silvia Federici, the concept of chi'xi and the feminism of Silvia Rivera Cusicanqui. Above all, I dialogue in the text and in the experiences in the classroom with three Brazilian artists, Castiel Vitorino Brasileiro, Rosana Paulino and Sallisa Rosa. Through Catherine Walsh's eyes, I also focus on the understanding of what a decolonial feminism would be and on how research itself was transformative in my everyday being as a woman. Throughout the research I also came across with other clues and interventions by artists, poets, curators and theorists who spoke poetically with my encounters with words, images and the classroom. This text, then, does not shy away from a poetic writing, which starts from my experiences and narratives for an understanding of knowledge structures in art forged by a white elite of cisgender men. In addition to navigating through the structures of this system, I seek, throughout the text, everyday strategies to break them and give new meaning to them.
Asunto: Mulheres artistas
Feminismo e arte
Arte - Estudo e ensino
Criação (Literária, artística, etc.)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58502
Fecha del documento: 24-oct-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação INTERSEÇÕES _ Gabriela Alvarenga_ (1).pdf4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons