Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heli Sabino de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656218487648461pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Agnez de Lélis Saraivapt_BR
dc.contributor.referee1Walesson Gomes da Silvapt_BR
dc.creatorMariete Menezes Amaral Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1132395283745881pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-06T13:45:23Z-
dc.date.available2023-09-06T13:45:23Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58503-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to understand, through a case study, the life story of young teenagers, girls, and boys, aged 15 to 17, forced to transfer from daytime Elementary School to the Youth and Adults Education modality at night, having to move from their territory to another space, far from their contexts and social relationships and the conditions imposed by teenage pregnancy in the process of two young students of Elementary School, who do not have the presence of daycare centers nearby of their residences. The cases analyzed resulted in school dropout, which is one of the main challenges of sequential teaching and the EJA modality. The methodology used was the case study, with the following instruments: semi-structured interview, document analysis, bibliographical research and participant observation. The collected data and its analysis in the light of the reference theoretical, formed the basis for the intervention plan. Finally, it was possible to verify that such transfer meant the intensification of the risk situation and social vulnerability of the public in question.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade compreender, por meio de um estudo de caso, a história de vida de jovens adolescentes, moças e rapazes, de 15 a 17 anos, forçados a se transferir do Ensino Fundamental diurno para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos noturno, tendo que se deslocar de seu território para outro espaço, distante de seus contextos e de suas relações sociais, condições impostas pela gravidez na adolescência no processo de três jovens estudantes do Ensino Fundamental, que não contam com creches próximas a suas residências. Os casos analisados resultaram na evasão escolar que é um dos principais desafios do ensino sequencial e da modalidade da EJA. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada , análise documental, pesquisa bibliográfica e observação participante. Os dados coletados e a sua análise à luz do referencial teórico, constituíram a base para o plano de intervenção. Por fim, foi possível constatar que tal transferência significou a intensificação da situação de risco e vulnerabilidade social do público em questão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectjuvenilizaçãopt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectSituações de fracassopt_BR
dc.titleJovens adolescentes negros e periféricos do ensino fundamental “transferidos” para EJA: um estudo de caso de uma escola da rede estadual de ensino de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.