Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58516
Tipo: Dissertação
Título: Aumento da recuperação metalúrgica de nióbio na etapa de aluminotermia
Título(s) alternativo(s): Increased niobium metallurgical recovery in the aluminothermy step
Autor(es): Vinícius Elias de Godoy
Primeiro Orientador: Luiz Cláudio Monteiro Montenegro
Primeiro membro da banca : Maurício Covcevich Bagatini
Segundo membro da banca: Roberto Galery
Resumo: Um dos principais indicadores de desempenho empregado nas plantas de mineração é o de recuperação metalúrgica, que é calculado em termos percentuais como a quantidade do metal de interesse contido na alimentação que chegou ao produto após determinado processo. Na mineração, quanto maior este indicador, maior é o rendimento de um processo e consequentemente de todo um negócio. Este trabalho se baseia em um estudo técnico e estatístico visando a otimização da recuperação de nióbio da etapa de aluminotermia da CMOC Brasil, a segunda maior produtora de liga ferronióbio do mundo. No estudo é apresentado como foi criado o indicador de excesso de alumínio, e sua importância dentro da aluminotermia na busca pela maximização de recuperação e garantia da qualidade do produto com relação a elementos contaminantes. A medida em que é modificado o excesso de alumínio, as recuperações de nióbio, sílicio e outros elementos contaminantes também sofrem variação. A partir disto, é possível maximizar o excesso de alumínio e a recuperação de nióbio quando os teores dos contaminantes no concentrado de pirocloro alimentado estão alinhados com a especificação ou reduzir o excesso de alumínio e a recuperação de nióbio para produzir liga a partir de concentrado fora de especificação. Ao final do trabalho é apresentado um ganho anual de produção superior a 300 toneladas de nióbio e uma redução de consumo de alumínio de mais de 500 toneladas por ano, resultando assim em um lucro financeiro para a companhia de 225 milhões de reais em pouco mais de 3 anos.
Abstract: One of the main key performance indicators used in mining plants is the metallurgical recovery, which is calculated in percentage terms as the amount of the metal of interest contained in the feed that reached the product after a given process. In mining, the higher this indicator, the higher the performance of a process and consequently of an entire business. This work is based on a technical and statistical study aimed at optimization the recovery of niobium from the aluminothermic stage of CMOC Brasil, the second largest ferroniobium producer in the world. The study presents how the aluminum excess indicator was created, and its importance within aluminothermy in the search for recovery maximization and product quality assurance in relation to contaminating elements. As excess aluminum is modified, recoveries of niobium, silicon and other contaminating elements also vary. From this, it is possible to maximize the aluminum excess and niobium recovery when the contaminant contents in the fed pyrochlore concentrate are in accordance with the specification or to reduce the aluminum excess and consequent niobium recovery to produce alloy from out of specification concentrate. At the end of this study, an annual production gain of more than 300 tons of niobium and a reduction in aluminum consumption of more than 500 tons per year are presented, thus resulting in a financial profit for the company of 225 million reais in just over 3 years.
Assunto: Engenharia de minas
Tecnologia mineral
Nióbio - Metalurgia
Aluminotermia
Ferro
Alumínio
Metais
Mineração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58516
Data do documento: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aumento da recuperação metalúrgica de nióbio na etapa de aluminotermia.pdf3.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.