Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58534
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise descritiva das dimensões do burnout: um estudo com jovens trabalhadores
Título(s) alternativo(s): Descriptive analysis of burnout dimensions: a study about the work of young learning
Autor(es): Marina Batista Chaves Azevedo de Souza
Diogo Henrique Helal
Kely César Martins de Paiva
Resumo: Introdução: A literatura indica que jovens são mais suscetíveis a vivenciarem pressão e estresse no trabalho e apontam que essa população é mais inexperiente, tem dificuldade de controlar sua atividade laboral e de desenvolver papéis de agente. Assim, é importante pensar sobre o trabalho de jovens e os sofrimentos mentais que podem acarretar em patologias ou transtornos comportamentais do trabalho. Objetivo: Investigar o burnout analisando como estão configuradas a realização profissional, exaustão emocional e despersonalização no trabalho de jovens trabalhadores. Método: A pesquisa é exploratória, descritiva, de campo, quantitativa e com utilização de análise estatística descritiva uni e bivariada para analisar as respostas obtidas através do Inventário Maslach Burnout (MBI). Resultados: Através do MBI, aponta-se que os jovens apresentam altos níveis de realização profissional, o que parece incentivar índices de baixo a médio nas dimensões da exaustão emocional e despersonalização. Embora o burnout não tenha sido identificado, os comportamentos de risco experimentados por jovens são notáveis através dos valores máximos encontrados nas dimensões do inventário. Conclusão: A pesquisa não identificou resultados semelhantes com estudos atuais sobre burnout e jovens, indicando a necessidade de propor métodos de mensuração quantitativos mais específicos e pesquisas com abordagens qualitativas para melhor compreensão das idiossincrasias de jovens trabalhadores brasileiros. A existência de jovens que responderam valores altos para exaustão emocional ou despersonalização, indica que é necessária a reflexão sobre a individualidade desses trabalhadores, assim como os fatores subjetivos do trabalho que influenciam diretamente na vida do jovem e no seu desenvolvimento nas atividades das empresas.
Abstract: Introduction: The literature indicates that young workers would be more susceptible to situations of pressure or stress that shake the human psyche, since this public is indicated as being more prone to oppressive and violent circumstances at work. Thus, the onset of suffering from work is frequent, leading to work-related pathologies or behavioral disorders related to work. Objective: To describe the dimensions of burnout syndrome discussed by the Maslach model in the context of young workers. Method: Characterized as exploratory, descriptive, field, quantitative, and using uni and bivariate descriptive statistical analysis to evaluate the responses obtained through the Maslach Burnout Inventory (MBI). Results: Through the MBI, it is pointed out that young people
Assunto: Esgotamento psicológico
Saúde ocupacional
Adolescente
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1778
URI: http://hdl.handle.net/1843/58534
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/cadbto/a/X87Dt4wdrBxHRt3DNvKDPxP/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise descritiva das dimensões do burnout_ um estudo com jovens trabalhadores.pdf362.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.