Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58559
Type: Dissertação
Title: Ecologia de ferrovias: análises de lacunas e padrões espaciais de impactos na vida silvestre
Authors: Gabriela Rausse Campos
First Advisor: Camila Palhares Teixeira
First Referee: Larissa Oliveira Gonçalves
Second Referee: Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
Abstract: A ecologia de ferrovias é um campo emergente, que ainda apresenta informações escassas e dispersas sobre os efeitos dessas infraestruturas na biodiversidade. Os principais impactos ambientais descritos provenientes de malhas ferroviárias são: atropelamento de fauna, efeito barreira e sua consequente redução do tamanho e qualidade do habitat. Este trabalho foi organizado em dois capítulos: (1) uma revisão bibliográfica dos trabalhos publicados com o tema ecologia de ferrovias (em inglês: “Railway Ecology” e “Railway wildlife”), em uma tentativa de identificar e preencher as lacunas do conhecimento. Nessa análise, encontramos que as áreas tropicais vêm sendo negligenciadas nos estudos, que as colisões são um dos impactos mais estudados, e os mamíferos de grande porte têm uma maior atenção nessa área, e as medidas de mitigação ainda são pouco estudadas; (2) um estudo de caso na Ferrovia Norte-Sul com o objetivo de determinar as principais causas dos atropelamentos de tatupeba (Euphractus sexcinctus). Neste contexto, foi identificado que o aumento no número de pares de trem, consequentemente, aumenta o número de atropelamentos e que o fator sazonalidade e o grau de antropização do habitat não parecem influenciar nas fatalidades. Também foi identificado dois locais com potencial para a instalação de medidas de mitigação para minimizar esse impacto. A revisão realizada neste trabalho é importante na disseminação de informações, objetivando preencher lacunas no campo da ecologia de ferrovias e seus efeitos na biodiversidade. Assim, devido à grande lacuna existente sobre animais atropelados em ferrovias brasileiras, esse trabalho assume sua importância ao estabelecer os principais fatores que estão diretamente relacionados aos atropelamentos do tatupeba em ferrovias, identificando no processo análises importantes, como a definição de medidas mitigadoras mais e efetivas para essa espécie demasiadamente impactada. Dessa forma, os resultados apresentados tem relevância ao campo da ecologia de ferrovias, já que é uma área em desenvolvimento, principalmente na América do Sul. Cabe considerar, que esse trabalho vai ao encontro das metas de Aichi e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ao promover medidas para deter a perda da biodiversidade, respeitando seu caráter urgente
Abstract: The ecology of railways is an emerging field, which still has scarce and scattered information about the effects of these infrastructures on biodiversity. The main environmental impacts described from railway networks are: running over fauna, the barrier effect and its consequent reduction in the size and quality of the habitat. This work was organized in two chapters: (1) a bibliographical review of the works published with the subject Ecology of Railroads (in English: “Railway Ecology” and “Railway wildlife”), in an attempt to identify and fill the knowledge gaps. In this analysis, we found that tropical areas have been neglected in studies, that collisions are one of the most studied impacts, and large mammals have greater attention in this area, and mitigation measures are still little studied; (2) a case study on the North-South Railroad with the objective of determining the main causes of roadkill in armadillos (Euphractus sexcinctus). In this context, it was identified that the increase in the number of train pairs, consequently, increases the number of pedestrians being run over and that the seasonality factor and the degree of anthropization of the habitat do not seem to influence fatalities. Two locations with potential for the installation of mitigation measures to minimize this impact were also identified. The review carried out in this work is important in the dissemination of information, aiming to fill gaps in the field of Railway Ecology and its effects on biodiversity. Thus, due to the large existing gap on animals run over on Brazilian railways, this work assumes its importance by establishing the main factors that are directly related to tatupeba being run over on railways, identifying important analyzes in the process, such as the definition of more and effective mitigating measures for this heavily impacted species. In this way, the results presented are relevant to the field of railroad ecology, since it is a developing area, mainly in South America. It should be noted that this work meets the Aichi goals and the Sustainable Development Goal by promoting measures to stop the loss of biodiversity, respecting its urgent nature.
Subject: Modelagem de dados – Aspectos ambientais
Biodiversidade
Tatupeba
Mortalidade
Ferrovia Norte-Sul
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58559
Issue Date: 17-May-2023
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