Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58585
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso de tecnologias digitais em sala de aula para o ensino de cinema de animação em uma escola municipal
Authors: João Marcelo de Guimarães Dias
First Advisor: Diego Ted Rodrigues Bogea
First Referee: Luana Carla Martins Campos Akinruli
Abstract: Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca da utilização de aplicativos para tablet como material didático nas aulas de arte de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. A razão para a realização deste trabalho está no fato de que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nas salas de aula. Essa presença tornou-se ainda maior após a pandemia de COVID-19, que obrigou professores e alunos a se valerem dos recursos digitais para manterem suas atividades escolares. Esta nova realidade traz questões e reflexões para os professores que vivem cotidianamente no ambiente escolar. Nesse sentido, faz-se necessário refletir sobre como a tecnologia, especificamente os aplicativos para tablets e celulares, podem ser empregados como material didático nas aulas de arte. Além dessa reflexão, o trabalho também buscará refletir sobre como os professores podem desenvolver metodologias de ensino próprias a partir do uso das tecnologias digitais. Para tanto, será aplicada em uma sequência didática dividida em quatro aulas, cujo objetivo é apresentar aos estudantes conceitos e práticas do Cinema de Animação. Além das exposições teóricas, essa sequência contará com o uso de aplicativos desenvolvidos para a criação de desenhos animados. Dessa forma, espera-se que essa prática traga elementos de reflexão acerca do uso da tecnologia como material didático nas aulas de arte. Entre as referências teóricas que irão embasar este trabalho encontram-se as pesquisas sobre materiais didáticos de arte do professor Geraldo Loyola e a Abordagem Triangular desenvolvida pela Professora Ana Mae Barbosa.
Abstract: This work presents an experience report on the use of tablet apps as teaching materials in art classes at a municipal school in Belo Horizonte. The reason for this work is that digital technologies are becoming increasingly present in classrooms. This presence has become even greater after the COVID-19 pandemic, which forced teachers and students to rely on digital resources to maintain their school activities. This new reality brings questions and reflections for teachers who live daily in the school environment. In this sense, it is necessary to reflect on how technology, specifically tablet and mobile apps, can be used as teaching materials in art classes. In addition to this reflection, the work will also seek to reflect on how teachers can develop their own teaching methodologies based on the use of digital technologies. To this end, a didactic sequence divided into four classes will be applied, aimed at presenting students with concepts and practices of Animation Cinema. In addition to theoretical presentations, this sequence will include the use of apps developed for creating cartoons. In this way, it is hoped that this practice will bring elements of reflection on the use of technology as teaching materials in art classes. Among the theoretical references that will support this work are the research on art teaching materials by Professor Geraldo Loyola and the Triangular Approach developed by Professor Ana Mae Barbosa.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Animação (Cinematografia)
Material didático
Tecnologia educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58585
Issue Date: 31-May-2023
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.