Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miguir Terezinha Vieccelli Donosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3163847407587753pt_BR
dc.creatorLeandro Eugênio Tocafundopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-13T11:48:44Z-
dc.date.available2023-09-13T11:48:44Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58627-
dc.description.abstractEpidermolysis Bullosa (EB) is a skin disorder in which several structural protein mutations occur, characterized by the appearance of blisters. The main types are Simple EB, Junctional EB, Dystrophic EB, Kindle and more than 35 subtypes of EB. Social stigma and multiple changes in the skin as well as low life expectancy are limiting factors for EB, requiring more effective care and preventive actions to minimize the effects of this condition. The stoma therapist must assist these people in a holistic way, seeking to understand the weaknesses and emotional difficulties presented by the person with EB. It is not just about taking care of serious and delicate injuries, but caring for a person with a serious illness still without definitive cure. The patient needs an individualized, broad and articulated approach for the effectiveness and success of the treatment. The objective of this study was to understand the perceptions of the person with EB regarding the challenges of care, emotional, social and cultural aspects. This is a qualitative study using Laurence Bardin's Content Analysis as a reference for analysis. The sample was for convenience. Five people composed the corpus of this work. Data collection took place through an open interview, containing only one question: “Could you tell me about your day to day, as a person with Epidermolysis Bullosa?” A questionnaire containing four questions about social and clinical data of the interviewees was also applied. From the analysis of the interviews, five categories emerged: Knowledge of the disease; Treatment; Implications of the disease; Everyday life; Resilience. These were broken down into subcategories. It is concluded that the daily life of a person with EB is very difficult, but the support derived from networks and the family can favor the quality of life. The health team's lack of knowledge at the time of diagnosis at birth was recurrent in all interviews. Prejudice emerged more than once, including situations of bullying at school. The inefficiency of the state was also observed, on some occasions, making it difficult for people with EB to have full access to treatment. The stoma therapist nurse needs to have a holistic look regarding these people whose assistance transcends basic care, which in this work was re-signified.pt_BR
dc.description.resumoRESUMO A Epidermólise Bolhosa (EB) é uma afecção de pele em que ocorrem várias mutações das proteínas estruturais, caracterizando-se pelo aparecimento de bolhas. Os principais tipos são EB simples, EB juncional, EB distrófica, Kindle e mais de 35 subtipos de EB. O estigma social e as alterações múltiplas na pele, bem como a baixa expectativa de vida, configuram-se como fatores limitantes da EB, necessitando de ações de assistência e preventivas mais efetivas para minimizar os efeitos desse agravo. O estomaterapeuta deve assistir essas pessoas de modo holístico, buscando compreender as fragilidades e as dificuldades emocionais apresentadas pela pessoa com EB. Não se trata apenas cuidar de ferimentos graves e delicados, mas sim de uma pessoa com uma doença grave para a qual ainda não há cura definitiva e o paciente necessita de uma abordagem individualizada, ampla e articulada para a efetividade e o sucesso do seu tratamento. O objetivo deste trabalho foi compreender as percepções da pessoa com EB quanto aos desafios do cuidado, aspectos emocionais, sociais e culturais. Trata-se de estudo qualitativo, que usou como referencial de análise a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A amostra se deu por conveniência. Cinco pessoas compuseram o corpus deste trabalho. A coleta de dados se deu por entrevista aberta, contendo apenas uma questão: “Você poderia me falar do seu dia a dia, sendo uma pessoa com Epidermólise Bolhosa?”. Também foi aplicado um questionário contendo quatro questões sobre dados sociais e clínicos dos entrevistados. Da análise das entrevistas, emergiram cinco categorias: O conhecimento da doença; O tratamento; As implicações da doença; O cotidiano; A resiliência. Estas foram desdobradas em subcategorias. Conclui-se que o dia a dia de uma pessoa com EB é bastante difícil, mas o apoio de redes e da família pode favorecer a qualidade de vida. A falta de conhecimento da equipe de saúde por ocasião do diagnóstico ao nascimento foi recorrente em todas as entrevistas. O preconceito emergiu mais de uma vez, sendo referidas, inclusive, situações de bullying na escola. Observou- se também a ineficiência do estado, por algumas ocasiões, fazendo com que pessoas com EB tenham dificuldade de acesso total ao tratamento. O enfermeiro estomaterapeuta necessita de um olhar holístico para essas pessoas cuja assistência transcende a cuidados básicos, que neste trabalho foram ressignificados. Palavras-chave: compreensão; enfermagem holística; epidermólisa bolhosa; pesquisa qualitativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectEnfermagem Holísticapt_BR
dc.subject.otherEpidermólise Bolhosa/terapiapt_BR
dc.subject.otherEnfermagem Holísticapt_BR
dc.subject.otherCompreensãopt_BR
dc.subject.otherDissertação acadêmicapt_BR
dc.title“Tenho epidermólise bolhosa”: uma análise compreensivapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem em Estomaterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Leandro Completo e corrigido. ok.pdf663.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.