Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58633
Tipo: Dissertação
Título: A importância da interação em Libras e de uma didática visual nos processos de ensino/aprendizagem de surdos
Autor(es): Isaías Caldeira Viana
primer Tutor: Elidéa Lúcia Almeida Bernardino
primer miembro del tribunal : Maria Cristina da Cunha Pereira
Segundo miembro del tribunal: Giselli Mara da Silva
Resumen: A especificidade linguística do surdo exige do sistema educacional e principalmente de nós, professores, um olhar diferenciado sobre e para esse público que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e o português na modalidade escrita, como sua segunda língua (L2). O não entendimento dessa especificidade leva os professores a adotarem as mesmas práticas trabalhadas com os ouvintes, desconsiderando as características visuais dos discentes surdos. São públicos diferentes e requerem abordagens, didáticas, metodologias e a materialidade diferenciada. Diante disso, esse trabalho teve como proposta fazer uma pesquisa ação dividida em dois momentos, o primeiro em uma sala de aula do 8º ano de uma escola inclusiva da prefeitura de Belo Horizonte, que tem uma aluna surda na turma, a qual é a única aluna surda da escola. Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a (in)adequação da metodologia e didática que são utilizadas com alunos ouvintes e sua aplicação no ensino de surdos. Objetivou-se, também, verificar os efeitos de uma metodologia e didática voltadas para os alunos surdos dentro de uma sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), contando com a interação em Libras e com recursos imagéticos junto ao texto original utilizado anteriormente pelos professores na sala de aula. Foram feitas 18 horas de gravações e registro de campo em duas disciplinas, Geografia e Português e três professores. A disciplina de Português é compartilhada entre duas professoras, uma trabalhando a gramática e a outra, produção de texto. Encerradas as gravações e de posse da materialidade (livros didáticos e textos xerocados) que os professores disponibilizaram, me propus, dentro do AEE, a refazer as aulas, não para apontar falhas na didática e metodologia dos professores, mas para evidenciar que a estrutura da escola inclusiva como está posta não favorece o desenvolvimento acadêmico e social do aluno surdo. Nas aulas do ensino de L2, aplicamos uma didática e metodologia que têm como estratégia o uso dos recursos imagéticos, fundamentais na construção do conhecimento e letramento do sujeito surdo, assim como as aulas sendo ministradas em Libras, a L1 da aluna e dos seus colegas surdos convidados para essa parte do projeto, proporcionando uma interação entre eles. No total foram 30 horas de gravação das aulas dentro do AEE. Por tudo que foi apontado entre a sala de aula da aluna e a sala do AEE, constatamos que a sala de aula inclusiva como está posta hoje não atende às necessidades linguísticas, acadêmicas e sociais dos alunos surdos. Surdos e ouvintes na mesma sala de aula não é sinônimo de inclusão.
Abstract: The linguistic specificity of the deaf requires from the educational system and especially from us, teachers, a different look on and for this audience that has Brazilian sign language (Libras) as a first language (v) and Portuguese in the written modality, as their second language (L2). The failure to understand this specificity leads teachers to adopt the same practices used with hearing students, disregarding the visual characteristics of the deaf students. They are different audiences and require different approaches, didactics, methodologies and materiality. Given this, this research had the proposal to make an action-research divided into two moments, the first in an 8th grade classroom of an inclusive school in the city of Belo Horizonte, which has a deaf student in the class, who is the only deaf student in the school. This research had as main objective to evaluate (in)adequacy of the methodology and didactics that are used with hearing students and their application in deaf education. It also aimed to verify the effects of a methodology and didactics aimed at deaf students in an Specialized Educational Service (AEE) room, with interaction in Libras and imagery resources along with the original text previously used by teachers. There were eighteen hours of recordings and field recording of two subjects, Geography and Portuguese and three teachers, the Portuguese subject is shared between two teachers, one working on grammar and the other on text production. Once the recordings were finished and in possession of the material (textbooks and photocopied texts) that the teachers made available, I proposed myself within the AEE to redo the classes, not to point out which ones failed in the teachers' didactics and methodology, but to show that the structure of the inclusive school as it stands does not favor the academic and social development of the deaf student. In the classes of teaching as L2, we applied a didactic and methodological strategy the use of imagery resources, fundamental in the construction of knowledge and literacy of the deaf people, as well as the classes being taught in Libras, the L1 of the student and her deaf colleagues invited for this part of the project, providing an interaction between them. In total, there were thirty hours of recording of classes within the AEE. For everything that was pointed out between the student's classroom and the AEE room, we found that the inclusive classroom as it stands nowadays does not fulfill the linguistic, academic and social needs of deaf students. Deaf and hearing people in the same classroom are not synonymous of inclusion.
Asunto: Língua brasileira de sinais
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Surdos – Educação
Educação bilíngue
Educação especial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58633
Fecha del documento: 6-jul-2023
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Isaías Caldeira Viana.pdf13.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons