Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58634
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material |
Authors: | Yacy-Ara Froner Gonçalves Maria Alice Sanna Castello Branco Luiz Antonio Cruz Souza |
Abstract: | Entre 2015 e 2018, o Laboratório de Ciência da Conservação da EBA-UFMG desenvolveu um projeto denominado Arte Concreta no Brasil: Industrialismo e Vanguarda Latino Americana, através do apoio da Getty Foundation, o qual procurou analisar obras dessa vertente realizadas na década de 1950 a partir dos acervos do MAM-RJ, Pinacoteca-SP, MAP-BH e Coleção Tuiuiú-RJ, em correspondência com as obras da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, estudadas pela equipe do Getty Conservation Institute. Por meio da interface entre a História da Arte Técnica e a História da Arte, o projeto produziu um estudo subsidiado das obras selecionadas pela Ciência da Conservação, promovendo novas relações conceituais. Este artigo explora a experimentação como processo a partir de questões postas pela referida pesquisa. |
Subject: | Arte concreta brasileira Arte - Técnica Arte - História Arte - Conservação e restauração |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17924 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58634 |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.relation.ispartof: | ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja “de arte”.pdf | 668.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.