Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Raquel Oliveira Pratespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951269593210008pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.referee1Mirella Moura Moropt_BR
dc.contributor.referee2Santer Alvares de Matospt_BR
dc.contributor.referee3André Luís Alice Raabapt_BR
dc.creatorOto Braz Assunçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6981580145253342pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T18:34:47Z-
dc.date.available2023-09-14T18:34:47Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58672-
dc.description.abstractComputational Thinking (CT) skills have become more desirable nowadays considering digital technologies are becoming more prevalent in different fields of study and work performed by society. It is argued globally that Computer Science should be addressed in K-12 curricula in order to prepare students who will be working in a dynamic world and dealing with different types of problems and issues, including those which have yet to exist. In Brazil, the importance of CT skills is acknowledged by researchers, the Brazilian Computer Society, and also by the Ministry of Education, which has addressed computer science and CT in the latest National Common Curriculum Base. Thus, this work has the ultimate goal of creating a didactic sequence to support educators in teaching Computer Science to middle school students and fomenting the development of their CT skills through the practice of coding. To that end, we considered CT a foreign culture unfamiliar to middle school students to classify CT teaching resources being used in Brazil in the light of the Cultural Viewpoint Metaphors. Then, we used the classification as a basis to select teaching resources to be applied in practice. Finally, we conducted an Action-Research, which was divided into three studies, with middle school students to analyze the resources we selected. In Study I, we taught an introductory CT course to 16 students in the first semester of 2019. In Study II, this course was improved, and then we taught this modified course to a new group of 12 students. Study III was a continuation with 8 participants of the first study that showed interest in learning more about computer science and CT. Finally, we applied everything we have learned in the three studies to create a didactic sequence comprised of 15 lessons for educators interested in introducing computer science and CT to middle school students.pt_BR
dc.description.resumoA contínua inserção da tecnologia digital nas diversas áreas de atuação da sociedade faz com que as competências do Pensamento Computacional (PC) se tornem cada vez mais necessárias nos dias de hoje. É argumentado em todo o mundo que a Computação deve ser abordada de alguma forma na educação básica a fim de preparar jovens que atuarão em um mundo dinâmico e que deverão lidar com diversos tipos de problemas e situações, inclusive aqueles que não existem atualmente. No Brasil também há o reconhecimento da importância destas habilidades não apenas por pesquisadores da área e pela Sociedade Brasileira de Computação, mas também pelo Ministério da Educação que passou a abordar tanto a Computação quanto o PC na nova Base Nacional Comum Curricular. Dado este reconhecimento, este trabalho tem como objetivo a concepção de uma sequência didática para apoiar professores no ensino da Computação para alunos do Ensino Fundamental II e fomentação do desenvolvimento das habilidades de PC nestes alunos através do aprendizado e prática da lógica de programação. Assim, ao tratarmos o Pensamento Computacional como uma cultura, classificamos recursos didáticos para o ensino do PC no que diz respeito a suas complexidades à luz das Metáforas de Perspectivas Culturais. Utilizamos esta classificação para selecionarmos alguns dos recursos para serem aplicados na prática em salas de aula. Conduzimos então uma Pesquisa-Ação com alunos do Ensino Fundamental II estruturada em três estudos para avaliarmos os recursos didáticos selecionados. No Estudo I, conduzimos um curso de PC no semestre 2019/1 com 16 alunos. No Estudo II, este curso foi revisado e ministrado novamente no semestre 2019/2 com outros 12 participantes. O Estudo III foi uma continuação com 8 alunos do Estudo I interessados em continuar aprendendo sobre a Computação e PC no semestre 2019/2. Com base no que aprendemos com os três estudos, elaboramos uma sequência didática composta por um total de 15 aulas para professores interessados em ensinar o PC para alunos do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectComputação na Educação Básicapt_BR
dc.subjectMetáforas de Perspectivas Culturaispt_BR
dc.subjectInteração Humano-Computadorpt_BR
dc.subject.otherComputação – Tesespt_BR
dc.subject.otherPensamento computacional – Tesespt_BR
dc.subject.otherInteração humano-computador – Tesespt_BR
dc.subject.otherEducação Básica – Computação – Tesespt_BR
dc.titleProposta de sequência didática para introdução da computação e do pensamento computacional no ensino fundamental II baseada nas metáforas de perspectivas culturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons