Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58694
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dc.creatorGlenda A.Gunterpt_BR
dc.creatorJunia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T19:40:36Z-
dc.date.available2023-09-14T19:40:36Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume34pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage22pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-4698189927pt_BR
dc.identifier.issn19826621pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58694-
dc.description.abstractApesar da adoção dos dispositivos móveis na sociedade, ainda temos a aprender sobre a percepção dos professores do potencial desses artefatos como inovação para seu desenvolvimento profissional e prática. Este estudo visa responder estas questões: que propiciamentos dos aplicativos móveis os professores percebem para seu desenvolvimento profissional e prática? O que esses propiciamentos revelam sobre os atributos em Rogers (2003), a saber: vantagem relativa, compatibilidade, complexidade, testabilidade e observabilidade? A análise das narrativas de onze professores indica que estes percebem os propiciamentos de seus dispositivos móveis para seu desenvolvimento profissional. Sobre a instrução, eles relatam que a falta de equipamentos nas escolas e a necessidade de um currículo que inclua o uso de tecnologias emergentes podem indicar um baixo grau de compatibilidade, atributo relacionado a valores do sistema social. Os propiciamentos relatados apontam a necessidade de um novo sistema de valores se quisermos adotar a aprendizagem móvel na educação formal.pt_BR
dc.description.resumoDespite society’s adoption of mobile devices, we have yet to learn whether teachers perceive these artifacts as an innovation and what their potential is for teacher development and practice. This study aims to answer the following questions: what does mobile application affordances teachers perceive for their professional development and practice? What do these affordances reveal concerning Rogers (2003) innovation attributes, namely: relative advantage, compatibility, complexity, trialability, and observability? The analysis of eleven teachers’ narratives indicates that teachers do perceive the affordances of their devices for professional development. As for instruction, these teachers report that lack of school equipment and the need for a curriculum that includes the use of emergent technologies may indicate a low degree of compatibility, an attribute concerning a social system’s values. The reported affordances indicate the need for a new value system if the adoption of mobile learning is to take place in formal educationpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em Revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectTeacher developmentpt_BR
dc.subjectTeacher instructionpt_BR
dc.subjectAdoption of innovationpt_BR
dc.subjectAffordancespt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.titleConnecting, swiping, and integrating: mobile apps affordances and innovation adoption in teacher education and practicept_BR
dc.title.alternativeConectando, arrastando e integrando: affordances de aplicativos móveis e adoção da inovação no contexto de formação e prática do professorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/edur/a/wGCp5P8dQhzhgHSHrTwfWft/?lang=enpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8450-2061pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6441-4814pt_BR
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