Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/58704
Type: | Dissertação |
Title: | Experiências de formação do programa residência pedagógica na educação física |
Authors: | Indiamara Bárbara da Silva |
First Advisor: | Admir Soares de Almeida Júnior |
Abstract: | O presente trabalho busca, por meio de um memorial de formação, identificar, descrever e compreender as experiências de formação de uma professora iniciante de Educação Física no período da pandemia de Covid-19. Ao longo do memorial também busco compreender se o Programa de Residência Pedagógica (PRP) pode ser considerado como uma ação de iniciação na carreira docente, dadas as condições de início de minha atuação docente, uma iniciação à docência sem corpo. Nesse sentido, a dissertação é dividida em três cenas, sendo: desafios, dilemas e aprendizagens. Na primeira cena, apresento e analiso os desafios relacionados ao retorno das atividades presenciais no pós-pandemia. Já na segunda cena, apresento os dilemas que estão relacionados à formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Por fim, na terceira cena, apresento e reflito sobre as aprendizagens que estão correlacionadas à iniciação na carreira docente através do PRP, entendendo-o como espaço formativo. Como produto educacional, proponho um site para compartilhamento de cartas pedagógicas sobre a Educação Física escolar, direcionadas a professores iniciantes. |
Abstract: | The present work seeks, through a training memorial, to identify, describe and understand the training experiences of a beginner Physical Education teacher during the Covid-19 pandemic. Throughout the memorial I also seek to understand whether the Pedagogical Residency Program (PRP) can be considered as an initiation actionin the teaching career, given the conditions for the beginning of my teaching activity, an initiation to teaching without a body. In this sense, the dissertation is divided into three scenes, namely: challenges, dilemmas and learning. In the first scene, I present and analyze the challenges related to the return of face-to-face activities in the post-pandemic period. In the second scene, I present dilemmas that are related to the initial and continued training of Physical Education teachers. Finally, in the third scene, I present and reflect on the learning that is correlated with the initiation of the teaching career through the PRP, understanding it as a training space. As an educational product, I propose a website for sharing pedagogical letters about school PE, aimed at beginning Physical Education teachers. |
Subject: | Educação física - Estudo e ensino Professores de educação física - Formação COVID-19 (Doença) |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58704 |
Issue Date: | 31-May-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Indiamara Barbara da Silva.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License