Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58715
Type: Monografia (especialização)
Title: As artes visuais e o desenvolvimento de estudantes com necessidades educacionais especiais
Authors: Rosilene Silva de Andrade
First Advisor: Andréa de Paula Xavier Vilela
First Referee: Camila Rodrigues Moreira Cruz
Abstract: Nesta pesquisa, intenta-se refletir acerca da possível contribuição da prática das artes visuais no ensino para estudantes com necessidades educacionais especiais visando o desenvolvimento sensível e cognitivo destes. Como estratégia, analisam-se os efeitos da livre criação e experimentações concretas dos elementos estruturantes, tais como: ponto, linha, plano, texturas, e cores, bem como o uso de materiais diversificados relacionados ao contexto educacional desses estudantes. Como resultado, pretende-se desenvolver um material artístico-pedagógico para auxiliar na prática pedagógica do professor. Para tanto, foram tomados como referência os estudos de Ana Mae Barbosa – fundamentados na ideia de que a criatividade pode ser praticada de forma variada pela abordagem triangular, para se trabalhar a cognição e a consciência – e de Maria Teresa Égler Mantoan, no que se refere à sua ideia do que é educação inclusiva na realidade do ambiente escolar. Além destes, outros autores apontam a necessidade de valorizar a subjetividade e coletividade, assim como a proposição de um ensino diversificado. O artigo convida à reflexão acerca de como se faz necessário questionar a prática pedagógica e quais metodologias de Ensino de Arte melhor se adequam aos estudantes da Educação Especial.
Abstract: This research intends to reflect on the possible contribution of the practice of visual arts in teaching students with special educational needs for their sensitive and cognitive development. As a strategy, the effects of free creation 21and concrete experimentation of structuring elements are analyzed, such as: point, line, plane, textures, and colors, as well as the use of diverse materials related to the students' educational context. As a result, it is intended to develop an artistic pedagogical material to assist in the teacher's pedagogical practice. For that purpose, the studies of Ana Mae Barbosa were taken as a reference - based on the idea that creativity can be practiced in a varied way by the triangular approach, to work on cognition and consciousness - and of.Maria Teresa Égler Mantoan with regard to the his idea of what inclusive education is in the reality of the school environment beyond, among other authors who point out the need to value subjectivity and collectivity as well as the proposition of a diversified teaching. The article invites reflection on how it is necessary to question the pedagogical practice and which art teaching methodologies are best suited to special education students
Subject: Arte - Estudo e ensino
Educação especial
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58715
Issue Date: 13-Jul-2023
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons