Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/58728
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A presença da Educação Física na escola de aperfeiçoamento: estratégia para formar o especialista (Belo Horizonte, 1927-1945)
Título(s) alternativo(s): The presence of physical education in training and development school: a strategy to train specialists (Belo Horizonte, 1927-1945)
La presencia de la educación física en la escula de perfeccionamiento: una estrategia para la formación del experto (Belo Horizonte, 1927-1945)
Autor(es): Ramona Morais
Andrea Moreno
Resumen: Este artigo trata da disciplina Educação Física na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Como marco inicial estabeleceu-se o ano de 1927, momento em que foi realizada a Reforma do Ensino de Minas Gerais, que previa a instalação da instituição, e como marco final o ano de 1945, seu último ano de funcionamento. Como hipótese se apresenta a compreensão de que a Escola de Aperfeiçoamento cultivou a necessidade de especialização no campo educacional. No caso da Educação Física, consideramos que a experiência ali cultivada sonhou a formação de professores especialistas nessa matéria. Para entender a proposta de ensino dessa disciplina, foi fundamental perseguir as ações dos professores Renato Eloy de Andrade e Guiomar Meirelles Becker, além dos registros das ex-alunas Diumira Campos de Paiva e Alzira Farnezzi. As fontes mobilizadas constituíram-se, prioritariamente, de documentos oficiais do estado: legislação educacional, o jornal Minas Geraes e a Revista do Ensino.
Abstract: This study focuses on Physical Education at the Training and Development School of Belo Horizonte. It starts in 1927, when the Primary Education Reform was enforced in the State of Minas Gerais, having as one of its aims the establishment of that institution, and it ends in 1945 – the school’s last year of operation. It presents the hypothesis that the Training and Development School cultivated the need for specialization in education. In Physical Education, that experience dreamed of training teachers who specialized in that subject. In order to understand the teaching proposal for the discipline we examined the work of Renato Eloy de Andrade and Guiomar Meirelles Becker, who used to teach at the School, as well as former students Diumira Campos de Paiva and Alzira Farnezzi. The sources investigated included mainly State’s official documents.
Asunto: História
Professores
Educação Fisica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.60635
URI: http://hdl.handle.net/1843/58728
Fecha del documento: 15-sep-2016
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/60635
metadata.dc.relation.ispartof: Movimento
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.