Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58728
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dc.creatorRamona Moraispt_BR
dc.creatorAndrea Morenopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-15T18:18:33Z-
dc.date.available2023-09-15T18:18:33Z-
dc.date.issued2016-09-15-
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage943pt_BR
dc.citation.epage956pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/1982-8918.60635pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58728-
dc.description.abstractThis study focuses on Physical Education at the Training and Development School of Belo Horizonte. It starts in 1927, when the Primary Education Reform was enforced in the State of Minas Gerais, having as one of its aims the establishment of that institution, and it ends in 1945 – the school’s last year of operation. It presents the hypothesis that the Training and Development School cultivated the need for specialization in education. In Physical Education, that experience dreamed of training teachers who specialized in that subject. In order to understand the teaching proposal for the discipline we examined the work of Renato Eloy de Andrade and Guiomar Meirelles Becker, who used to teach at the School, as well as former students Diumira Campos de Paiva and Alzira Farnezzi. The sources investigated included mainly State’s official documents.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata da disciplina Educação Física na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Como marco inicial estabeleceu-se o ano de 1927, momento em que foi realizada a Reforma do Ensino de Minas Gerais, que previa a instalação da instituição, e como marco final o ano de 1945, seu último ano de funcionamento. Como hipótese se apresenta a compreensão de que a Escola de Aperfeiçoamento cultivou a necessidade de especialização no campo educacional. No caso da Educação Física, consideramos que a experiência ali cultivada sonhou a formação de professores especialistas nessa matéria. Para entender a proposta de ensino dessa disciplina, foi fundamental perseguir as ações dos professores Renato Eloy de Andrade e Guiomar Meirelles Becker, além dos registros das ex-alunas Diumira Campos de Paiva e Alzira Farnezzi. As fontes mobilizadas constituíram-se, prioritariamente, de documentos oficiais do estado: legislação educacional, o jornal Minas Geraes e a Revista do Ensino.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEducação Fisicapt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subject.otherHistóriapt_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.subject.otherEducação Fisicapt_BR
dc.titleA presença da Educação Física na escola de aperfeiçoamento: estratégia para formar o especialista (Belo Horizonte, 1927-1945)pt_BR
dc.title.alternativeThe presence of physical education in training and development school: a strategy to train specialists (Belo Horizonte, 1927-1945)pt_BR
dc.title.alternativeLa presencia de la educación física en la escula de perfeccionamiento: una estrategia para la formación del experto (Belo Horizonte, 1927-1945)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/60635pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3371-0282pt_BR
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