Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58755
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dc.creatorSâmara Borges Macedopt_BR
dc.creatorIury Teixeira de Sevilha Goslingpt_BR
dc.creatorMarlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T12:49:23Z-
dc.date.available2023-09-18T12:49:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage79pt_BR
dc.citation.epage101pt_BR
dc.identifier.issn19806965pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58755-
dc.description.abstractHistorical-cultural tourism deals with the relationship between tourist contact with artistic and architectural heritage as well as traditional festivals and contemporary art. When carrying out a bibliometric survey it was observed that Brazilian studies on the subject are still scarce. At the global level these address the issue of specific destinations not on the management of this type of tourism. Considering the above, the present work aimed to understand the vision of a private institution on historical-cultural tourism and also how it promotes this type of tourism. The company chosen was SESC-MG, a private institution maintained by businessmen from the state of Minas Gerais. The applied methodology was the case study, made possible through an in-depth interview conducted with the Manager of Social Tourism of Minas Gerais and followed by an analysis of the contents of this one. The results point out the potential of the tourist destinations of Minas Gerais, however these are underutilized, lacking in incentives. The internet has been predominant in the promotion of this type of tourism, as well as the deep knowledge about the consumers for the management of the process.pt_BR
dc.description.resumoO turismo histórico-cultural versa sobre a relação entre o contato do turista com o patrimônio artístico e arquitetônico, bem como festas tradicionais e arte contemporânea. Ao realizar um levantamento bibliométrico observou-se que estudos brasileiros sobre a temática ainda são escassos. No âmbito mundial, eles abordam a temática sobre destinos específicos, não sobre a gestão desse tipo de turismo. Considerando-se o exposto, no presente trabalho, objetivou-se compreender a visão de uma instituição privada sobre o turismo histórico-cultural e também como se promove esse tipo de turismo. A empresa escolhida foi o SESC-MG, instituição privada e mantida pelos empresários do comércio do estado de Minas Gerais. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, possibilitado por meio de uma entrevista em profundidade realizada com a gerente de turismo social de Minas Gerais e seguido por uma análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial dos destinos turísticos de Minas Gerais, que, no entanto, são subaproveitados, carecendo de fomentos. A internet mostrou-se preponderante na promoção desse tipo de turismo, assim como o conhecimento profundo sobre os consumidores para a gestão do processo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo histórico-culturalpt_BR
dc.subjectGestão do turismopt_BR
dc.subjectDestino turísticopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.titleInstituição privada e o turismo histórico-cultural: a visão e a gestão de destinos turísticospt_BR
dc.title.alternativePrivate institution and historical - cultural tourism: the vision and management of tourist destinationspt_BR
dc.title.alternativeInstitución privada y el turismo histórico-cultural: la visión y la gestión de destinos turísticospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/indexpt_BR
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