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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vanessa Oliveira Fagundespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9317705107487791pt_BR
dc.contributor.referee1Verônica Soares da Costapt_BR
dc.creatorIzabella Costa Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-09-19T15:38:09Z-
dc.date.available2023-09-19T15:38:09Z-
dc.date.issued2022-09-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58783-
dc.description.abstractOur study analyzed the perception about scientific dissemination (DC) of a group of 55 teachers in the early stages of studies in Nature Sciences from five Higher Education Institutions (HEIs) in Minas Gerais. This study characterized as an exploratory one, used survey technique and broadens the discussions which may contribute to design strategies to increase the permeability of DC. The research results point out: although the undergraduates recognize some features of DC, most of them have conceptual misconceptions about DC and associate DC with a proposal referring to a deficit model; undergraduates identify gaps in DC approach in the subjects that integrate their courses curriculum; the majority's perception about scientists has not changed in the pandemic setting; about half of the undergraduates recognize more scientists now than before the pandemic; among the major topics of interest of this audience are environment, health, chemistry, education, astronomy, and physics; their primary sources of information on science-related topics are journal articles, books, YouTube videos, and social networks; a small portion of undergraduates are familiar with DC magazines, and some confuse such vehicles with materials intended for experts; the majority presents a perspective of incorporating DC they consider that interactivity is the most interesting feature of museums and lectures; the undergraduates mention Youtube and Instagram as the two resources with the greatest potential to work with scientific dissemination with students in basic education; finally, about seventy percent do not recognize any diffusion product of Minas Faz Ciência (MFC) project, a critical DC Foundation for Research Support of the State of Minas Gerais (FAPEMIG) project. From this work, we expect to highlight crucial features of DC materials production for this audience in order to enhance the DC created for them and by them. As part of the communication strategies creations intended for teachers, we recommend some guidelines to be regarded by dissemination projects, and by the project Minas Faz Ciência.pt_BR
dc.description.resumoNosso estudo objetivou analisar a percepção sobre divulgação científica (DC) de um grupo de 55 professores em formação inicial da área de Ciências da Natureza de cinco Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais. O trabalho que se configura como um estudo exploratório empregou a técnica de survey e amplia as reflexões que podem contribuir para traçar estratégias que aumentem a permeabilidade da DC. Os resultados do nosso estudo apontam que: embora algumas características da DC sejam reconhecidas por parte dos licenciandos, a maioria deles apresenta confusões conceituais sobre DC além de associarem a DC a uma proposta que remete ao modelo de déficit; os licenciandos identificam lacunas na abordagem da DC nas disciplinas que compõem a grade curricular dos seus cursos; a percepção sobre cientistas da maioria não mudou no contexto da pandemia; cerca de metade dos licenciandos reconhece mais cientistas atualmente do que antes da pandemia; estão entre os principais temas de interesse desse público o meio ambiente, saúde, química, educação, astronomia e física; suas principais fontes de informação sobre assuntos relacionados à ciência são artigos, livros, vídeos do Youtube e redes sociais; uma pequena parcela dos licenciandos conhece revistas de DC, e uma parte confunde tais veículos com materiais voltados para difusão para especialistas; a maioria apresenta perspectiva de incorporação de revistas de DC em suas práticas pedagógicas por considerarem interessante utilizar revistas em atividades com estudantes da educação básica mencionando inclusive mais de uma aplicação; uma pequena parcela dos professores em formação inicial vai frequentemente a museus e eles participam mais de debates e palestras sobre ciência do que frequentam museus; eles consideram que a interatividade é a característica mais interessante dos museus e das palestras; os licenciandos mencionam o Youtube e o Instagram como sendo os dois recursos com os maiores potenciais para trabalhar divulgação científica com estudantes da educação básica; por fim, cerca de setenta porcento não conhece nenhum produto de divulgação do projeto Minas Faz Ciência (MFC), um importante projeto de DC da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A partir deste trabalho, espera-se evidenciar características importantes para produção de materiais de DC para esse público a fim de melhorar também a DC feita para ele e por ele. Como parte da formulação de estratégias de comunicação direcionadas para professores, propomos algumas diretrizes para serem consideradas por projetos de divulgação, e de forma mais específica pelo projeto Minas Faz Ciência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Comunicação Pública da Ciênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectComunicação pública da ciênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPercepção pública da ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectProjeto Minas Faz Ciênciapt_BR
dc.subject.otherDivulgação científicapt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titlePercepção sobre divulgação científica de um grupo de licenciandos da área de ciências da natureza de IES mineiras e diretrizes para ações de divulgação para professorespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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