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dc.contributor.advisor1Antonio Neves de Carvalho Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564632907233968pt_BR
dc.contributor.referee1Agnus Rogério Rosapt_BR
dc.creatorJessica Maria Ferreira dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T19:05:07Z-
dc.date.available2023-09-21T19:05:07Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58838-
dc.description.abstractPathological manifestations in concrete structures are still a much discussed topic and have been gaining importance in the construction sector in recent years. Many studies address the issue of pathologies, such as Sitter's law, which shows the gradual increase in repair costs when preventive maintenance measures are neglected, either by the government or by private assets. Thus, this work aims to analyze the visible pathological manifestations that affect reinforced concrete structures in 5 (five) stations of the 19 (nineteen) stations that make up the electric train lines (subway) in the city of Belo Horizonte. To this end, it sought to conceptualize, through the literature and current technical standards and through verifications and investigations in loco, to make a connection between the literature and the pathological manifestations verified during the study. The anomalies were, therefore, examined, their causes identified and their severity attributed, as well as the appropriate correction procedures to the notes.pt_BR
dc.description.resumoAs manifestações patológicas em estruturas de concreto não deixam de ser um tema muito discutido e vem ganhando importância no setor da construção nos últimos anos. Muitos estudos abordam a temática das patologias, como o da lei de Sitter, que mostra o aumento gradativo do custo do reparo quando as medidas de manutenção preventiva são negligenciadas, seja pelo poder público, seja pelos espólios privados. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as manifestações patológicas visíveis que acometem as estruturas de concreto armado em 5 (cinco) estações das 19 (dezenove) estações que compõem as linhas do trem elétrico (metrô) na cidade de Belo Horizonte. Para tanto, procurou conceituar por meio da literatura e normas técnicas vigentes e por meio de verificações e investigações in-loco, fazer uma ligação entre a literatura e as manifestações patológicas verificadas durante o estudo. As anomalias foram, portanto, examinadas, suas causas identificadas e sua gravidade atribuída, assim como os procedimentos de correção adequados aos apontamentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Construção Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstrutura de concretopt_BR
dc.subjectManifestação patológicapt_BR
dc.subjectEstação ferroviária elétricapt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subject.otherConstrução civilpt_BR
dc.subject.otherConcreto armadopt_BR
dc.titleEstudo das manifestações patológicas nas estruturas de concreto : análise das anomalias visuais em cinco estações de metrô de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ANALISE DAS ANOMALIAS VISUAIS EM CINCO ESTAÇÕES DE METRÔ DE BELO HORIZONTE.pdfESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLOGICAS NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO: ANÁLISE DAS ANOMALIAS EM CINCO ESTAÇÕES DE METRÔ DE BELO HORIZONTE3.75 MBAdobe PDFView/Open


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