Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58846
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dc.creatorPaulo Márcio Leal de Menezespt_BR
dc.creatorMarcia Maria Duarte Dos Santospt_BR
dc.creatorManoel do Couto Fernandespt_BR
dc.creatorMaria Cândida Trindade Costa de Seabrapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T21:55:11Z-
dc.date.available2023-09-21T21:55:11Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.spage149pt_BR
dc.citation.epage174pt_BR
dc.identifier.issn2525-6084pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/58846-
dc.description.resumoA história da ferrovia no Brasil tem início em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por D. Pedro II do primeiro trecho da linha da Estrada de Ferro Barão de Mauá, na então Província do Estado do Rio de Janeiro. Contando com 14,5 km de extensão, ligava a Estação Guia de Pacobaíba até a localidade de Fragoso, em Magé, na direção de Petrópolis. Esta estrada permitiu a integração dos transportes hidroviário e ferroviário, na Baía de Guanabara, quando as embarcações faziam o trajeto da Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro, até o fundo da Baía de Guanabara, de onde o trem se encarregava do transporte terrestre até a Raiz da Serra, introduzindo dessa forma a primeira operação intermodal do Brasil. A par de outra ferrovia instalada no Nordeste, foi inaugurada em 29 de março de 1858 a Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II, com um trecho inicial de 47,21 km, ligando a Estação da Corte até Queimados, no Rio de Janeiro. Esta ferrovia veio a se constituir uma das mais importantes obras da engenharia ferroviária do País, na transposição da Serra do Mar, com a construção de inúmeros viadutos, cortes, aterros, bem como o Túnel Grande com 2.236 m de extensão.Procurando atrair investidores, o governo implantou um sistema de concessões, que se tornou característico da política de infraestrutura do período imperial, atraindo recursos e técnicos estrangeiros. Diversos engenheiros estrangeiros participaram deste processo, destacando-se o nome do engenheiro inglês James W. Wells, o qual participou ativamente nos projetos e implantações ferroviárias no Rio de Janeiro e Minas Gerais, integrando uma equipe de engenheiros organizada pela Public Works Construction Company, de Londres, contratada pelo imperador para traçar o trecho final da Estrada de Ferro Pedro II, estendendo os trilhos dos vales dos rios Paraopeba e São Francisco, até a cidade de Pirapora. James Wells destacou-se também como autor de um livro publicado em 1873,” Explorando e Viajando Três mil milhas através do Brasil”, produto de suas viagens pelo interior do Brasil. Este trabalho teve por objetivo apresentar detalhes de suas viagens quando foram realizados os estudos de implantação ferroviária. Por outro lado, o autor citado foi responsável pela cartografia das estradas de ferro, expressa por seus mapas, entre eles a “Planta Geral da Ferrovia D. Pedro 2º das que com ellas correspondem e das que lhe estão próximas”, da “Planta da Estrada de Ferro D. Pedro II e a das outras Estradas de Ferro das Províncias do Rio de Janeiro, S. Paulo e Minas Geraes”, de 1879, e da “Planta do Prolongamento Projectado da Estrada de Ferro D. Pedro II, Rios de São Francisco e Tocantins, Secção E”, de 1874, os quais, integrados a outros mapas mostram o desenvolvimento do processo ferroviário no Rio de Janeiro e Minas Gerais.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofArquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJames W. Wellspt_BR
dc.subjectEstrada de Ferro D. Pedro IIpt_BR
dc.subjectFerrovias no Brasilpt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subject.otherWells, James W. (James William)pt_BR
dc.subject.otherFerrovias - Históriapt_BR
dc.subject.otherMinas Geraispt_BR
dc.subject.otherRio de Janeiro (Estado)pt_BR
dc.subject.otherDesenho cartográficopt_BR
dc.titleO desenvolvimento ferroviário nas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, através dos mapas de James Wellspt_BR
dc.title.alternativeThe railway development in Rio de Janeiro and Minas Gerais provinces, through James Wells’ mapspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/mhnjb/article/view/16231pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7049-7081pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2252-8602pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4500-0624pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4827-0635pt_BR
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