Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58859
Type: Tese
Title: Engajamento disciplinar produtivo e práticas epistêmicas: construtos para avaliação da aprendizagem em uma atividade sobre drogas no ensino médio
Other Titles: Productive disciplinary engagement and epistemic practices: constructs for assessing learning in an activity about drugs in high school
Authors: Sarah Eliane de Matos Silva
First Advisor: Juliana Carvalho Tavares
First Co-advisor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
First Referee: Janice Henriques da Silva Amaral
Second Referee: Júnia Freguglia Machado Garcia
Third Referee: Lúcia Helena Sasseron
metadata.dc.contributor.referee4: Fabrício de Araújo Moreira
Abstract: O objetivo do estudo foi compreender as relações entre as interações discursivas fomentadas por uma sequência didática sobre o uso de drogas na adolescência e suas repercussões psicossociais e as estratégias utilizadas pela professora para mediar essas interações. Adicionalmente, analisamos o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) e as práticas relacionadas, a partir da transcrição do diálogo de estudantes de uma escola pública estadual mineira sobre questões sociocientíficas. Por meio da observação participante e de registros audiovisuais de uma atividade em grupo, percebemos processos discursivos que evidenciam as práticas epistêmicas de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento. Adicionalmente, notamos um padrão de indicadores de engajamento — E3 (presença de características emocionais relacionadas às ações para a resolução do problema), EDP1 (discussão sobre sofisticação de ideias e construção de relações explicativas) e EDP2 (há trabalho colaborativo na construção da explicação e reconhecimento de limites nas suas aplicações) — que pode ser explicado devido à transposição das normas socias do conhecimento científico (fórum, padrões públicos de análise, receptividade à crítica e igualdade moderada) para a sala de aula. Os dados apontam que estas normas proporcionaram práticas discursivas entre os estudantes e, também, a construção de entendimentos por meio das interações sociais. Tendo em vista que os indicadores E3, EDP1 e EDP2 ocorreram em todos os episódios e que o critério utilizado para a definição destes episódios foi o conhecimento legitimado pelos estudantes durante a atividade em grupo, sugerimos uma relação entre estes indicadores de engajamento e a prática epistêmica de legitimação do conhecimento. Observamos que a discussão de questões sociocientíficas fomentou o trabalho investigativo e o envolvimento dos estudantes com a atividade didática. Propomos, então, um modelo que representa o ensino de ciências investigativo, permeado pelo debate sociocientífico; e que valorize atividades de proposição e legitimação de ideias em sala de aula, fomentadoras da dialogicidade e da mobilização dos domínios do conhecimento científico (epistêmico, social, material e conceitual). Evidenciou-se neste estudo, portanto, que o ensino mediado por questões sociocientíficas (uso de substâncias psicotrópicas na adolescência e suas repercussões psicossociais) foi uma abordagem didática facilitadora da apropriação de práticas epistêmicas e do engajamento dos estudantes em aulas de ciências.
Abstract: The objective of the study was to understand the relationships between the discursive interactions fostered by a didactic sequence on drug use in adolescence and its psychosocial repercussions and the strategies used by the teacher to mediate these interactions. Additionally, we analyze the Productive Disciplinary Engagement (EDP) and related practices, based on the transcription of the dialogue of students from a state public school in Minas Gerais on socio-scientific issues. Through participant observation and audiovisual recordings of a group activity, we perceive discursive processes that show the epistemic practices of production, communication, evaluation and legitimation of knowledge. Additionally, we noticed a pattern of engagement indicators — E3 (presence of emotional characteristics related to actions to solve the problem), EDP1 (discussion about the sophistication of ideas and construction of explanatory relationships) and EDP2 (there is collaborative work in the construction of the explanation and recognition of limits in its applications) — which can be explained due to the transposition of the social norms of scientific knowledge (forum, public standards of analysis, receptivity to criticism and moderate equality) to the classroom. The data indicate that these norms provided discursive practices among students and also the construction of understandings through social interactions. Bearing in mind that indicators E3, EDP1 and EDP2 occurred in all episodes and that the criterion used to define these episodes was the knowledge legitimized by students during the group activity, we suggest a relationship between these indicators of engagement and epistemic practice of legitimizing knowledge. We observed that the discussion of socio-scientific issues fostered investigative work and student involvement in the didactic activity. We therefore propose a model that represents investigative science teaching, permeated by socio-scientific debate; and that values activities for proposing and legitimizing ideas in the classroom, promoting dialogue and mobilization of the domains of scientific knowledge (epistemic, social, material and conceptual). It was evident in this study, therefore, that teaching mediated by socio-scientific issues (use of psychotropic substances in adolescence and its psychosocial repercussions) was a didactic approach that facilitated the appropriation of epistemic practices and the engagement of students in science classes.
Subject: Neurociências
Ensino médio
Pesquisa científica
Psicotrópicos
Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58859
Issue Date: 12-Jul-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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