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http://hdl.handle.net/1843/58886
Type: | Dissertação |
Title: | O espaço sociocultural e sua contribuição para o conhecimento histórico nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso de uma escola situada na periferia de Belo Horizonte |
Authors: | Mércia Patrício Grigório Valério |
First Advisor: | Profª. Drª Maria Amália de Almeida Cunha |
First Referee: | Heli Sabino de Oliveira |
Second Referee: | Juliana Cordeiro Soares Branco |
Third Referee: | Alexandre Dantas |
Abstract: | Este trabalho traz como proposta analisar de que modo os relatos dos moradores da Vila Santa Rita e das ocupações urbanas em seu entorno em relação à segregação socioespacial interferem no letramento histórico de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Luiz Gonzaga Júnior”. Para proceder a esta análise, faremos uma breve síntese da constituição da cidade de Belo Horizonte como capital mineira, reconstruindo o processo de ocupação urbana que redundou em segregação socioespacial. Como objeto heurístico, este trabalho está amparado nos relatos dos moradores da Vila Santa Rita e das ocupações urbanas em seu entorno, cotejando os dados coligidos com as fontes da pesquisa bibliográfica que demonstraram a segregação socioespacial em Belo Horizonte desde sua constituição como capital de Minas Gerais. O trabalho se ampara também no conceito de conhecimento histórico, tendo como chave conceitual o letramento nos anos iniciais do Ensino fundamental. Adotou-se, aqui, uma abordagem qualitativa, uma vez que o objetivo foi o aprofundamento da compreensão de um grupo social. Esta abordagem considera os aspectos da realidade, compreendendo e explicando as dinâmicas das relações sociais. Dentre as conclusões da pesquisa, apontamos para uma de suas contribuições relativa à possibilidade de conhecimento dos fatos e da História pelos estudantes da Vila Santa Rita e das ocupações em seu entorno, possibilitando a eles a construção de novos conceitos em relação à sua história e à de seus moradores. O ensino de História precisa ser crítico e reflexivo desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, portanto, é importante que o estudante seja introduzido a temas de relevância social no início da escolarização a fim de formar uma base conceitual para a ampliação do conhecimento ao longo da sua vida escolar. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/58886 |
Issue Date: | 12-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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