Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/58917
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores que impactam a intenção de compra online
Título(s) alternativo(s): Factors that impact the intention to buy online
Autor(es): Renata Petrin
Érico Aurélio Abreu Cardozo
Juliana Maria Magalhães Christino
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o impacto da aceitação da tecnologia e do comércio eletrônico em si e da percepção de risco na intenção de compra online. Uma questão que sobressai nas discussões presentes na literatura sobre o comportamento do consumidor da era da informação é a força do impacto dos fatores associados à sua intenção em aceitar a tecnologia e a possibilidade subjetiva desse indivíduo em fazer compras pela internet. Com a finalidade de investigar essa questão foi elaborado um modelo a partir da literatura sobre comportamento do consumidor e da aceitação da tecnologia. Esse modelo foi analisado por meio da modelagem de equações estruturais (MEE) utilizada para avaliar 405 respostas válidas obtidas por meio de um survey. Os resultados apontam que a aceitação da tecnologia tem maior impacto na intenção de compra online do que os outros fatores analisados.
Abstract: The purpose of this article is to analyze the impact of technology acceptance and e-commerce itself and the perceived risk of online purchase intention. One issue that stands out in the discussions in the literature on consumer behavior in the information age is the strength of the impact of the factors associated with its intention to accept the technology and the subjective possibility of this individual to shop online. In order to investigate this issue, a model was elaborated from the literature on consumer behavior and technology acceptance. This model was analyzed through the structural equation modeling (MEE) used to evaluate 405 valid answers obtained through a survey. The results indicate that the acceptance of technology has a greater impact on the intention to buy online than the other factors analyzed.
Assunto: Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58917
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://https://www.cadernomarketingunimep.com.br/ojs/index.php/cadprofmkt/article/viewFile/191/145
metadata.dc.relation.ispartof: CPMark - Caderno Profissional de Marketing – UNIME
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