Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58952
Type: Dissertação
Title: Aulas experimentais no ensino de biologia em uma abordagem investigativa sobre nutrição de plantas
Authors: Elaine Cristina Betoni Silveira
First Advisor: Élder Antônio de Sousa e Paiva
Abstract: Temas relacionados à Biologia Vegetal são trabalhados no ensino de Biologia, porém nem sempre proporcionam uma aprendizagem significativa aos estudantes. A utilização contextualizada desses temas, por meio de uma abordagem experimental investigativa, colabora com o desenvolvimento de competências e habilidades. Assim, este trabalho apresenta, com o uso de metodologia científica, uma atividade prática de experimentação na área de Botânica, mais precisamente em nutrição mineral de plantas. Os estudantes tiveram a oportunidade de montar um experimento capaz de demonstrar o que a carência de nutrientes pode provocar no desenvolvimento das plantas e, desta forma, relacionar nutrição vegetal e autotrofismo. A sequência didática foi criada objetivando aproximar os estudantes dos conceitos básicos envolvidos na nutrição mineral de plantas. Foi aplicada de duas maneiras, remota e presencial. A necessidade de uma aplicação remota se deu devido a pandemia de Covid 19 e a presencial foi aplicada e concluída no período pós pandemia. O trabalho relaciona separadamente os procedimentos realizados nas duas sequências e seus respectivos resultados. Foram elaborados dois panfletos, um na sequência remoto e outro na presencial, que fazem a interação de conhecimentos botânicos com o senso comum dos estudantes.
Abstract: Topics related to the Biology of Plants are common in teaching, but it is not always possible to deliver a significant learning experience to students. The use of a more contextualized approach, focused on experimental and investigative principles, allows for a more intense development of the students’ competence and abilities. Therefore, the present work uses a scientific methodology to present an experimental approach to teaching Botanic, specifically in the area of mineral plant nutrition. Students were allowed to create an experiment that showed how a lack of nutrients can affect plant development, and thus, relate the topics of plant nutrition and autotrophy. The framework was created with the goal of instructing students on the basic concepts of mineral plant nutrition. Our work was conducted both remotely and in-person. The need for a remote application is associated with the restrictions imposed by the Covid-19 pandemic, and our in-person application was conducted after the end official end of the pandemic. The current work analyzes the proceedings and results in separate parts. Two final works were created by students, both remotely and in-person, in which they connected their newfound botanical knowledge to their particular realities.
Subject: Botânica
Nutrição
Processos Autotróficos
Estudos de Avaliação como Assunto
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/58952
Issue Date: 5-Jul-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM VERSAO FINAL-ELAINE BETONI.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons