Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/58995
Type: Tese
Title: Contribuição de um modelo sustentável de otimização e de simulação em rede petri p-temporizada nas estratégias de expansão da rede intermodal de transporte de soja do estado do Mato Grosso
Authors: Gustavo Rodrigues de Morais
First Advisor: Rodney Rezende Saldanha
First Co-advisor: Carlos Andrey Maia
First Referee: José Carlos César Amorim
Second Referee: Carlos Barreira Martinez
Third Referee: Yuri Clements Daglia Calil
metadata.dc.contributor.referee4: Adriano Chaves Lisboa
metadata.dc.contributor.referee5: Vinícius Mariano Gonçalves
Abstract: A produção da soja brasileira tem ganhado destaque no mercado mundial, gerando uma revolução no setor do agronegócio. O grão tornou-se um dos principais destaques das exportações, impulsionando significativamente a economia nacional, graças aos seus custos de produção reduzidos e a elevada qualidade do produto. Contudo, ainda que mantenha a liderança no raking mundial nesse quesito, o Brasil tem perdido vantagem competitiva quanto às dificuldades de distribuição do produto em função das limitações de sua rede logística. Esse é um dos problemas mais emergentes do estado do Mato Grosso, o maior produtor e exportador de soja do Brasil. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é propor um modelo sustentável de otimização e simulação em rede Petri P-temporizada direcionados às estratégias de expansão do transporte intermodal de soja do estado do Mato Grosso. As técnicas permitem localizar, dimensionar e estimar custos de instalação terminais de transbordo no estado, além de analisar diferentes cenários para o fluxo doméstico de exportação de soja para os principais portos considerando o trade-off custo de transporte e sustentabilidade ambiental. A investigação considera a base de dados de exportação de soja realizada do ano de 2021 e a projeção para o ano 2025. Os resultados do modelo de otimização indicam uma redução mínima de 20% na emissão de CO2 em todos os cenários analisados, mantendo o foco no custo mínimo de instalação da infraestrutura dos terminais. As soluções do simulador de rede de Petri P-temporizada estocástico apontam várias alternativas para redução no custo de transporte, mesmo considerando um aumento 20,6% na quantidade de soja destinada à exportação do ano de 2021 para 2025. Em relação aos cenários explorados, constata-se a importância da ferrovia EF-170 (ferrogrão) quanto ao seu impacto na diminuição de emissão de CO2 e na redução dos custos de transportes de soja destinada à exportação. As técnicas aplicadas comprovam efetivamente sua eficiência como valiosas ferramentas estratégicas na tomada de decisão acerca dos projetos de expansão da rede de transportes intermodal do estado. Dessa forma, conclui-se que é possível obter soluções eficientes e inovadoras que combinam a redução de custos no sistema logístico da soja no estado do Mato Grosso com a devida responsabilidade ambiental. Portanto, é essencial que empresas e governos invistam na intermodalidade de transporte, de forma a melhorar a competitividade do setor no mercado internacional.
Abstract: The production of Brazilian soybean has gained prominence in the world market, generating a revolution in the agribusiness sector. The grain has become one of the main highlights of exports, significantly boosting the national economy, due to its low production costs and the high quality of the product. However, even though it maintains the leadership in the world ranking in this regard, Brazil has lost a competitive advantage in terms of product distribution difficulties due to the limitations of its logistics network. This is one of the most emerging problems in the state of Mato Grosso, the largest producer, and exporter of soy in Brazil. So, this study addresses the intermodal expansion strategies for MT soybeans. To tackle the problem, we propose a sustainable optimization and simulation model in P-timed Petri net directed. The techniques allow locating, dimensioning, and estimating installation costs for transshipment terminals in the state. Then, we can analyze different scenarios for the domestic flow to the main ports, considering the trade-off cost of transport and environmental sustainability. The investigation considers the soybean export database for the year 2021 and the projection for the year 2025. The results of the optimization model indicate a minimum reduction of 20% in CO2 emissions in all analyzed scenarios, keeping the focus on the minimum cost of installing the terminal infrastructure. The stochastic P-timed Petri net simulator solutions point to several alternatives for reducing the cost of transport even considering a 20.6% increase in the amount of soy destined for export from 2021 to 2025. Regarding the explored scenarios, the importance of the EF-170 railroad (ferrogrão) is verified in terms of its impact on reducing CO2 emissions and reducing transport costs for soy destined for export. The applied techniques effectively prove their efficiency as valuable strategic tools in decision-making about expansion projects for the state's intermodal transport network. Thus, we concluded that it is possible to obtain efficient and innovative solutions that combine cost reduction in the soybean logistics system in the state of Mato Grosso with due environmental responsibility. Therefore, it is essential that companies and governments invest in transport intermodality, in order to improve the sector's competitiveness in the international market.
Subject: Engenharia elétrica
Otimização
Logística
Redes de petri
Simulação (Computadores)
Soja
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/58995
Issue Date: 14-Sep-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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