Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/59022
Tipo: | Tese |
Título: | O olhar de uma roteirista: a construção do cinema escrito de Suso Cecchi D'Amico |
Título(s) alternativo(s): | The vision of a screenwriter: the construction of written cinema by Suso Cecchi D’Amico Lo sguardo di una sceneggiatrice: la costruzione del cinema scritto di Suso Cecchi D'Amico |
Autor(es): | Ana Luiza Cavalcanti Fatorelli Carneiro |
primer Tutor: | Luiz Roberto Pinto Nazario |
primer miembro del tribunal : | Mariana Ribeiro da Silva Tavares |
Segundo miembro del tribunal: | José Ricardo da Costa Miranda Junior |
Tercer miembro del tribunal: | Ana Lucia Menezes de Andrade |
Cuarto miembro del tribunal: | Rafael Conde de Resende |
Resumen: | Esta tese investiga o processo de construção do "cinema escrito" da roteirista italiana Suso Cecchi D’Amico, a partir dos roteiros e dos documentos produzidos para a realização dos filmes. Em seus 60 anos de carreira, Suso trabalhou com grandes diretores em mais de 100 filmes. Argumentos, sinopses, escaletas, estudos de personagens, relatos e cartas enviadas para a equipe são as primeiras formas de um filme. Uma vez que a roteirista trabalhou quase sempre coletivamente, realizar a busca e análise desses documentos, muitas vezes efêmeros e praticamente não publicados, foram a possibilidade de afirmar a real contribuição da autora nos filmes em que colaborou, demonstrando sua relevância para a história do cinema italiano. A ideia foi encontrar na gênese do processo de construção fílmica as marcas de uma "roteirista cineasta". |
Abstract: | This thesis investigates the construction process of the "written cinema" of the Italian screenwriter Suso Cecchi D'Amico, from the scripts and documents produced for the making of the films. During her 60-year career, Suso has worked with great directors in more than 100 films. Stories, synopses, step-outlines, character studies, sketches, reports and letters sent to the group are the first forms of films. Since the screenwriter almost always worked collectively, carrying out the search and analysis of these documents, often ephemeral and practically unpublished, was the possibility of affirming the author's real contribution in the films in which she collaborated, demonstrating her relevance to the history of Italian cinema. The idea was to find in the genesis of the film construction process, the marks of a "screenwriter film director". |
Asunto: | Cecchi D'Amico, Suso Roteiristas cinematográficos - Itália Cinema italiano Neo-realismo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59022 |
Fecha del documento: | 24-abr-2023 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_ANA FATORELLI.pdf | 5.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.