Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.creatorDiego Rocha Ribeiro de Souzapt_BR
dc.creatorIury Teixeira de Sevilha Goslingpt_BR
dc.creatorHumberto Elias Garcia Lopespt_BR
dc.creatorDaniel Carvalho de Rezendept_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T15:13:07Z-
dc.date.available2023-09-29T15:13:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage261pt_BR
dc.citation.epage278pt_BR
dc.identifier.doi10.14210.alcance.v26n3(Set/Dez).p261-278pt_BR
dc.identifier.issn1983716Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59036-
dc.description.abstractMusic has been an integral part of the history of mankind. Among the various possible approaches, music can be studied as a form of entertainment. In recent years, streaming has become a major trend in music consumption. The purpose of this work was to identify the factors that influence the consumption of digital music, based on the theories of acceptance and use of technology. We performed a mixed research, with the respondents being users of a platform that provides services of music delivery. The qualitative phase, with semi-structured interviews submitted to content analysis, aimed to identify new attributes that are not present in the proposal for the adoption and use of technology model (UTAUT2). The quantitative phase was developed to test the hypothesis of a model called here a modified utaut2, and included 227 respondents. The data collected were analyzed using SPSS software, version 19. The results indicate that digital music users use this type of service for Hedonic Motivation, Context, Social Influence, Perceived Value, Effort Expectancy and Performance Expectancy.pt_BR
dc.description.resumoAo longo do tempo, a música faz parte integral da história da humanidade. Pode-se, dentre as várias abordagens possíveis, estudá-la como forma de entretenimento. Nos tempos atuais, o streamming tem se tornado uma tendência no consumo de música, o objetivo deste trabalho foi identificar que fatores influenciam a intenção de consumo de música digital, tomando-se como base as teorias de aceitação e o uso da tecnologia. Para tanto, foi feita uma pesquisa mista, sendo os respondentes usuários de alguma plataforma de serviços de disponibilização de músicas. A fase qualitativa, com entrevistas semiestruturadas submetidas à análise de conteúdo, visou identificar novos atributos, que não estão presentes na proposta do modelo de adoção e uso de tecnologia (UTAUT2). A fase posterior, quantitativa, foi desenvolvida para testar hipótese de um modelo aqui chamado de utaut2 modificado e contou com 227 respondentes. Os dados coletados foram analisados por meio do software SPSS, versão 19. Dentre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os usuários de música digital utilizam esse tipo de serviço pela Motivação Hedônica, o Contexto, a Influência Social, o Valor Percebido, a Expectativa de Esforço e a Expectativa de Desempenho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Alcancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUTAUT2pt_BR
dc.subjectTAMpt_BR
dc.subjectMúsica digitalpt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subject.otherMúsicapt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherTecnologiapt_BR
dc.titleO consumo de música digital na ótica da aceitação e o uso da tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeDigital music consumption in the acceptance and use of technologypt_BR
dc.title.alternativeEl consumo de música digital en la óctica de la aceptación y uso de la tecnologíapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externaWWW.UNIVALI.BR/PERIODICOSpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CONSUMO DE MÚSICA DIGITAL NA ÓTICA.pdf419.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.