Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59047
Type: Tese
Title: Um álbum irresoluto: quando a luz do objeto desvanece, isso é o que sobra: cintilação de algumas fantasias
Authors: Caroline Biasuz
First Advisor: Adolfo Enrique Cifuentes Porras
metadata.dc.contributor.advisor2: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho
First Referee: Maria Elisa Rodrigues Moreira
Second Referee: Amanda Laís Jacobsen de Oliveira
Third Referee: Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan
metadata.dc.contributor.referee4: Anselmo Peres Alós
Abstract: A presente tese denominada Álbum irresoluto: quando a luz do objeto desvanece, isso é o que sobra: cintilação de algumas fantasias, não tem outro objetivo senão o registro do percurso realizado a partir do encontro da artista visual, enquanto leitora e pintora, com a obra À la Recherche du temps perdu, de Marcel Proust, e com todos os demais autores que compõem seu espírito. É um Álbum a la Barthes, rapsódico, fragmentado, lugar dos acasos, composto pela procissão eufórica de pensamentos desordenados que contém, além das observações escritas dessa jornada, as transpinturações (termo criado pela autora) de algumas personagens da obra. Seu método? Não há método, mas TAO (caminho). O trabalho é transmidial veiculando, portanto, várias plataformas virtuais/digitais, com o intuito de expandir a experiência do leitor e despertá-lo sinestesicamente ao somar à leitura do texto escrito, também a audição e a visão através de sons, músicas e imagens, criando uma atmosfera peculiar de leitura; desacomodando o leitor inerte de sua poltrona e o fazendo sujeito ativo para desfrutar da totalidade dos Textos ali presentes.
Abstract: The present thesis, entitled Álbum irresoluto: quando a luz do objeto desvanece, isso é o que sobra: cintilação de algumas fantasias, has no other objective than to record the journey made from the encounter of the visual artist, as a reader and painter, with the work À la Recherche du temps perdu, by Marcel Proust, and with all the other authors that make up her spirit. It is an Album a la Barthes, rhapsodic, fragmented, a place of chance, composed of the euphoric procession of disordered thoughts that contains, in addition to the written observations of this journey, the transpositions (term created by the author) of some characters of the work.His method?There is no method, but TAO (path).The work is transmidial, therefore, conveying several virtual/digital platforms, in order to expand the reader's experience and awaken him synesthetically by adding to the reading of the written text, also hearing and sight through sounds, music and images, creating a peculiar reading atmosphere; dislodging the inert reader from his armchair and making him an active subject to enjoy the totality of the Texts present there.
Subject: Livros artísticos
Intermidialidade
Arte e literatura
Criação (Literária, artística, etc.)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/59047
Issue Date: 22-Mar-2023
metadata.dc.description.embargo: 22-Mar-2025
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KHÍMAIRA TOMOS.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-03-22
64.41 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.