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dc.contributor.advisor1Thiago Rezende dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9458275921031976pt_BR
dc.contributor.referee1Lourdes Coral Montenegropt_BR
dc.contributor.referee2Uriel Moreira Silvapt_BR
dc.creatorLucas Xavier de Miranda Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8779603245017995pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T23:28:10Z-
dc.date.available2023-10-03T23:28:10Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59116-
dc.description.abstractThe Local Innovation Agents Program - Brasil Mais is a support program implemented by SEBRAE that aims to promote innovative practices in Brazilian micro and small businesses. At the beginning and end of the program, a diagnosis of the business management is conducted using the Innovation Radar. The diagnosis consists of eighteen questions grouped into six clusters, named dimensions, which are presented to the entrepreneurs based on the average results obtained from the questions in each dimension. In order to understand the quality of the grouping process, this study analyzes SEBRAE's original model and proposes an alternative model using the variable clustering technique. The study analyzes the responses provided to the Innovation Radar by a group of 106 micro and small businesses in the microregion of São João del Rei, Minas Gerais. Subsequently, the quality of the two clustering models is compared, as well as the limitations found in the sample used for the study.pt_BR
dc.description.resumoO Programa Agentes Locais de Inovação – Brasil Mais é um acompanhamento realizado pelo SEBRAE que busca o desenvolvimento de práticas inovadoras nas micro e pequenas empresas brasileiras. No início e fim do trabalho é realizado um diagnóstico da gestão empresarial por meio do Radar da Inovação. O diagnóstico é composto por dezoito questões agrupadas em seis dimensões, as quais são apresentadas ao empresário por meio da média do resultado obtido pelas questões que compõem cada dimensão. Visando compreender a qualidade do agrupamento realizado, o presente trabalho analisa o modelo original do SEBRAE e realiza uma proposta de modelo alternativo fazendo uso da técnica de agrupamento de variáveis propondo um novo modelo de agrupamento em que haja maior proximidade entre as variáveis que compõem o mesmo agrupamento. Para isso, são analisadas as respostas fornecidas ao Radar da Inovação por um grupo de 106 micro e pequenas empresas da microrregião de São João del Rei, Minas Gerais. Posteriormente, é comparada a qualidade dos dois modelos de agrupamentos e as limitações encontradas na amostra utilizada para o estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estatísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAgentes locais de inovaçãopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectAgrupamento de variáveispt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subject.otherAgrupamento de variáveispt_BR
dc.titleAnálise do radar da inovação por meio do agrupamento de variáveis: um estudo de caso para a microrregião de São João del Reipt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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