Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59126
Type: Dissertação
Title: Projetos experimentais para o ensino de microbiologia na educação básica e segurança no descarte de resíduos
Other Titles: Experimental projects for teaching microbiology in basic education and safety in waste disposal
Authors: Tatiana Augusta Araújo de Souza
First Advisor: Betânia Paiva Drumond
First Referee: Cláudia Oliveira Fontes
Second Referee: Natália Lima Pessoa
Abstract: A microbiologia é o ramo da biologia que estuda as bactérias, os fungos, protozoários, algas unicelulares, vírus, viróides e príons. O conhecimento básico sobre os micro-organismos possui extrema importância porque está diretamente ligado à saúde e à higiene pessoal, assim como a outros importantes aspectos relacionados ao funcionamento do meio ambiente, merecendo papel de destaque no ensino de ciências e biologia. É comum observar em muitas escolas de educação básica aulas ministradas de maneira expositiva e dialogada sem nenhuma aplicação da prática investigativa, o que dificulta um aprendizado científico eficiente e significativo. É importante a aplicação de aulas práticas nas estratégias de ensino-aprendizagem, para que o mundo dos micro-organismos deixe de ser abstrato para os alunos. As atividades práticas se mostram eficazes no que compete ao ensino da microbiologia porque despertam o interesse e a curiosidade dos discentes, permitindo que eles façam correlação com questões da vida cotidiana que envolvam a saúde e o bem-estar. O objetivo do presente trabalho foi a elaboração de um guia com projetos experimentais para evidenciar micro-organismos ou processos microbiológicos, destinado ao uso no ensino da microbiologia em escolas de educação básica. O guia apresenta práticas sobre ubiquidade microbiana, antissepsia das mãos – ação de antissépticos, preparo de meios de cultura alternativos, investigação de micro-organismos em objetos e superfícies, sistemas de decomposição, fermentação por levedura e fermentação láctea, jogo da memória vírus e viroses e estudo dirigido sobre resistência aos antibióticos. Todas as práticas propostas orientam a utilização de materiais alternativos e um protocolo de desinfecção, visando alcançar a realidade de escolas que não possuem laboratórios. Para a elaboração do protocolo de desinfecção foi testada a eficácia do hipoclorito de sódio frente as culturas de Escherichia coli, Bacillus cereus, Saccharomyces cerevisiae e micro-organismos resultantes de prática de ubiquidade. Placas de Petri contendo colônias dos micro-organismos foram incubadas por 24 horas na presença de hipoclorito de sódio 2%, o material biológico foi coletado, lavado e novamente plaqueado. O hipoclorito apresentou 100% de eficiência na desinfecção das placas de Petri contento as colônias testadas. O protocolo mostrou-se eficiente permitindo a desinfecção para descarte seguro dos materiais contaminados resultantes dos experimentos, em escolas que não possuem aparelhos de autoclave para correta esterilização dos produtos oriundos das aulas práticas.
Abstract: Microbiology is the branch of biology that studies bacteria, fungi, protozoa, unicellular algae, viruses, viroids and prions. Basic knowledge about microorganisms is extremely important because it is directly linked to health and personal hygiene, as well as other important aspects related to the functioning of the environment, deserving a prominent role in science and biology teaching. It is common to observe in many basic education schools classes taught in an expositive and dialogic way without any application of investigative practice, which makes efficient and meaningful scientific learning difficult. It is important to apply practical classes in teaching-learning strategies, so that the world of microorganisms ceases to be abstract for students. The practical activities are effective in terms of teaching microbiology because they arouse the students' interest and curiosity, allowing them to correlate with issues of everyday life that involve health and well-being. The objective of the present work was the elaboration of a guide with experimental projects to demonstrate microorganisms or microbiological processes, destined to be used in the teaching of microbiology in basic education schools. The guide presents practices on microbial ubiquity, hand antisepsis – action of antiseptics, preparation of alternative culture media, investigation of microorganisms on objects and surfaces, decomposition systems, fermentation by yeast and milk fermentation, memory game viruses and viruses and targeted study on antibiotic resistance. All proposed practices guide the use of alternative materials and a disinfection protocol, aiming to reach the reality of schools that do not have laboratories. For the elaboration of the disinfection protocol, the effectiveness of sodium hypochlorite was tested against cultures of Escherichia coli, Bacillus cereus, Saccharomyces cerevisiae and microorganisms resulting from the practice of ubiquity. Petri dishes containing microorganism colonies were incubated for 24 hours in the presence of 2% sodium hypochlorite, the biological material was collected, washed and plated again. Hypochlorite showed 100% efficiency in the disinfection of Petri dishes containing the tested colonies. The protocol proved to be efficient, allowing disinfection for safe disposal of contaminated materials resulting from the experiments, in schools that do not have autoclave devices for correct sterilization of products from practical classes.
Subject: Microbiologia
Ensino
Educação básica
Aprendizagem Baseada em Problemas
Materias de Ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Microbiologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59126
Issue Date: 1-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Tatiana Augusta Araújo de Souza- MICROBIOLOGIA.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.