Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59136
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mônica Correia Baptista | pt_BR |
dc.creator | Vanessa Ferraz Almeida Neves | pt_BR |
dc.creator | Cristiene Leite Galvão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T19:16:54Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T19:16:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 47 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-4507 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/59136 | - |
dc.description.abstract | The Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa Letramento Literário na Educação Infantil objetivou apoiar professores na formação de crianças como leitoras de literatura, empregando a metodologia da pesquisa colaborativa. A prática docente foi tomada como objeto de reflexão, por meio da análise de entrevistas e de observações, registradas em fotografias, vídeos e anotações em diário de campo. Em reuniões técnicas e em encontros de estudos, os registros foram debatidos por professores e pesquisadores com vistas ao aprofundamento teórico e à elaboração de estratégias de intervenção. Pelo seu caráter de construção coletiva e processual, a pesquisa fomentou espaços de reflexão, apoiando a criação, o desenvolvimento e a vivência de situações de aprendizagem nas quais a leitura literária se concretizava como prática social e cultural para as crianças e seus professores. Evidenciou-se, entre os professores participantes, maior domínio de conhecimentos relativos à seleção de livros, organização de espaços e estratégias de mediação de leitura. Além disso, ratificou-se a necessidade de as instituições responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil assumir, como importante componente da formação inicial e continuada, a discussão acerca da organização dos espaços do livro e da leitura, bem como o planejamento e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a formação de leitores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Pesquisa em Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor de literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa colaborativa | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject.other | Leitores | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa interdisciplinar | pt_BR |
dc.title | A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Development literature readers in childhood education: contributions of a colaborattive research | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/21334 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6645-0114 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-5489-6068 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A formação de leitores de literatura na educação infantil_ contribuições de uma pesquisa colaborativa.pdf | 524.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.