Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59136
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMônica Correia Baptistapt_BR
dc.creatorVanessa Ferraz Almeida Nevespt_BR
dc.creatorCristiene Leite Galvãopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T19:16:54Z-
dc.date.available2023-10-04T19:16:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue47pt_BR
dc.identifier.issn1519-4507pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59136-
dc.description.abstractThe Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa Letramento Literário na Educação Infantil objetivou apoiar professores na formação de crianças como leitoras de literatura, empregando a metodologia da pesquisa colaborativa. A prática docente foi tomada como objeto de reflexão, por meio da análise de entrevistas e de observações, registradas em fotografias, vídeos e anotações em diário de campo. Em reuniões técnicas e em encontros de estudos, os registros foram debatidos por professores e pesquisadores com vistas ao aprofundamento teórico e à elaboração de estratégias de intervenção. Pelo seu caráter de construção coletiva e processual, a pesquisa fomentou espaços de reflexão, apoiando a criação, o desenvolvimento e a vivência de situações de aprendizagem nas quais a leitura literária se concretizava como prática social e cultural para as crianças e seus professores. Evidenciou-se, entre os professores participantes, maior domínio de conhecimentos relativos à seleção de livros, organização de espaços e estratégias de mediação de leitura. Além disso, ratificou-se a necessidade de as instituições responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil assumir, como importante componente da formação inicial e continuada, a discussão acerca da organização dos espaços do livro e da leitura, bem como o planejamento e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a formação de leitores.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFormação do leitor de literaturapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPesquisa colaborativapt_BR
dc.subject.otherLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subject.otherLeitorespt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.otherPesquisa interdisciplinarpt_BR
dc.titleA formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment literature readers in childhood education: contributions of a colaborattive researchpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/21334pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6645-0114pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-5489-6068pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.