Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59142
Type: Artigo de Periódico
Title: Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de pedagogia
Other Titles: Cognition as a human creative activity in pedagogy students’ experiences
Authors: Maria de Fátima Cardoso Gomes
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Luciana Prazeres Silva
Abstract: Neste artigo discutimos diferentes trajetórias escolares por meio de Estudos de Casos de três estudantes de uma turma de Psicologia da Educação, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais e seus familiares. As estudantes e seus familiares relataram vivências (perejivânia) tensas e dolorosas nessas trajetórias. Tais vivências nos impulsionaram a perguntar: Como pensar a cognição como uma atividade humana criadora? Como relacionar a cognição com as práticas sociais em que ela é gestada? No contexto das salas de aulas daquela universidade, os letramentos acadêmicos foram ressaltados nos discursos das estudantes e pudemos conhecer a força do afeto constituindo e sendo constituído pela cognição social situada, pela força das culturas e das linguagens em uso. Argumentamos que esses conceitos estão intimamente relacionados nas vivências relatadas, em alguns momentos um ou outro se torna mais saliente, porém estão sempre em diálogo, constituindo as pessoas. O diálogo entre teoria e empiria levou-nos à compreensão da indissociabilidade entre afeto, cognição, culturas e linguagens e, consequentemente, à proposição de uma síntese: a unidade de análise [afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso] — ACCL — com base na Psicologia Histórico-cultural, que defende a unidade afeto/cognição, e na Etnografia em Educação, que argumenta que culturas e linguagens em uso são inseparáveis. A unidade ACCL permitiu-nos olhar para as pessoas, humanizando suas trajetórias escolares, bem como possibilitou-nos não as estigmatizar ou rotulá-las como deficientes.
Abstract: In this article, we discuss different schooling trajectories through Case Studies of three students from a Psychology of Education class of the Pedagogy Course at Federal University of Minas Geraisand their families. The students and their families reported tense and painful living experiences (perezhivania) in these trajectories. Such living experiences led us to ask: How to think of cognition as a creative human activity? How to relate cognition to the social practices in which it is generated? In the context of the classrooms of that university, academic literacies were highlighted in the students’ discourses and we were able to acknowledge the strength of affection constituting and being constituted by socially situated cognition, by cultures and by languages in use. We argue that these concepts are closely related in the reported living experiences, at times one or the other becomes more salient, but they are always in dialogue, constituting people. The dialogue between theory and the interviews led us to understand the inseparability between affect, cognition, cultures and languages and, consequently, to propose a synthesis: the unit of analysis [affection/social situated cognition/cultures/languages in use] -ACCL -based on Cultural-Historical Psychology, which proposes the affect/cognition unit, and Ethnography in Education, which argues that cultures and languages in use are inseparable. The ACCL unit allowed us to look at people, humanizing their schooling trajectories, as well as allowing us not to stigmatize them or label them as disabled.
Subject: Estudantes
Cognição social
Psicologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.AO06
URI: http://hdl.handle.net/1843/59142
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28063
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Diálogo Educacional
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cognição como atividade humana criadora em vivências de estudantes de pedagogia.pdf322.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.