Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/59179
Tipo: Dissertação
Título: A cena performativa nua: uma perspectiva de gênero
Autor(es): Mariana Teixeira de Paula
primer Tutor: Maria Beatriz Braga Mendonça
primer miembro del tribunal : Maria Brígida de Miranda
Segundo miembro del tribunal: Lúcia Regina Vieira Romano
Resumen: O presente estudo busca investigar a nudez em trabalhos contemporâneos, cênicos e performativos, de autoria de mulheres e pessoas não binárias. Para refletir sobre os caminhos de apresentação do corpo despido, recorre-se à construção de representações femininas em atuações teatrais e em mídias televisivas e cinematográficas brasileiras, atentando-se às críticas feministas sobre a objetificação e docilização da imagem da mulher. Partindo das profundas transformações artísticas do século XX e da centralidade do corpo na criação artística, essa dissertação localiza nos atributos da arte da performance oportunidades para a criação de outras narrativas imagéticas, consonantes com as transfigurações da noção de gênero, tão efervescente na atualidade. Percebendo a cena performativa como espaço profanatório das dinâmicas sociais estabelecidas, de caráter misógino e arbitrário, discute-se trabalhos que elaboram a imagem do corpo como recurso de confronto e questionamento acerca das relações de gênero. Para tal, utiliza-se revisão bibliográfica sobre nudez, reflexão crítica de trabalhos da cena performativa de Belo Horizonte entre 2012 e 2020 e apresentação de desdobramentos práticos de criação da autora por isso impactado e orientado.
Abstract: The present study seeks to investigate nudity in contemporary, scenic and performative works, authored by women and non-binary people. In order to reflect on the ways in which the naked body is presented, the construction of female representations in theatrical performances and in Brazilian television and cinematographic media is resorted to, taking heed to feminist criticisms about the objectification and docility of the image of women. Starting from the profound artistic transformations of the 20th century and the centrality of the body in artistic creation, this research locates in the attributes of performance art opportunities for the creation of other imagery narratives, in line with the transfigurations of the notion of gender, which is so effervescent today. Perceiving the performative scene as a profanatory space of the established social dynamics, with a misogynist and arbitrary character, works that elaborate the image of the body as a confrontation and questioning resource about gender relations are discussed. To this end, this study utilizes a bibliographic review on nudity, a critical reflection of works from the performative scene in Belo Horizonte between 2012 and 2020 and a presentation of practical developments of the author's creation, impacted and guided by that.
Asunto: Nudez
Performance (Arte)
Relações de gênero
Critica de arte feminista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59179
Fecha del documento: 29-ago-2022
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO Mariana Teixeira.pdf28.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.