Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59183
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rosvita Kolb Bernardes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3599603278609656 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Cristina Carvalho Pereira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gabriela Córdova Christófaro | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Giovana Bianca Darolt Hillesheim | pt_BR |
dc.creator | Norali Barbosa Esteves de Oliveira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2715110425949231 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T14:03:07Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T14:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/59183 | - |
dc.description.abstract | In this study, the importance of bringing Art, which is produced in the Vale do Jequitinhonha, closer to the school context is highlighted. Seeking with the students evidence that they can reveal, point out how they perceive themselves (or not) in their historicity, in the art and in the artists of the region. Based on field research with students in the 9th grade of elementary school at the state school Frei Rogato, located in Araçuaí - Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, we sought to promote their approximation to the art of the place where they live, bringing them as protagonists of its history and of the art produced in the Vale; whose study took place during the COVID-19 pandemic. As a consequence, the pedagogical proposal of creating a virtual art museum developed by the students arises. To give visibility to the path taken, contributions from art and education were used, such as Delory-Momberger (2006), Freire (1996), Pimentel (2011), Richter (2008), Saviani (2008) and other authors relevant to the theme. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, destaca-se a importância de aproximar a Arte, que é produzida no Vale do Jequitinhonha, do contexto da escola. Buscando junto aos estudantes indícios que possam revelar, apontar como eles se percebem (ou não) na sua historicidade, na arte e nos artistas da região. A partir de uma pesquisa de campo com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola estadual Frei Rogato, localizada em Araçuaí - Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, buscou-se promover a aproximação desses com a arte do lugar onde vivem trazendo-os como protagonistas da sua história e da arte produzida no Vale; cujo estudo se deu no período da pandemia da COVID-19. Surge, por consequência, a proposta pedagógica da criação de um museu virtual de arte desenvolvido pelos estudantes. Para dar visibilidade ao caminho percorrido, foram utilizados aportes da arte e da educação como Delory-Momberger (2006), Freire (1996), Pimentel (2011), Richter (2008), Saviani (2008) e outros autores pertinentes à temática. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Arte do Vale do Jequitinhonha | pt_BR |
dc.subject | Ensino/aprendizagem em arte | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Jequitinhonha, Rio, Vale (MG e BA) | pt_BR |
dc.subject.other | Museus virtuais | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.other | Museus e escolas | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Arte e vida do Vale do Jequitinhonha: um museu virtual na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTE E VIDA DO VALE DO JEQUITINHONHA UM MUSEU VIRTUAL NA ESCOLA (1).pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License