Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Jairo Venício Carvalhais Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Cristiane Dias Gonçalves Paulapt_BR
dc.creatorRenata Paula de Souza Reis Barrospt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T14:40:58Z-
dc.date.available2023-10-05T14:40:58Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59184-
dc.description.abstractThis course completion work addresses the process of reading the genre textual Fairy tales in the context of Early Childhood Education, based on a comparison between the classic text and the contemporary text tale Sleeping Beauty. Based in the theoretical framework regarding the studies of Abramovich (1997), Bettelheim (2005), National Curriculum Reference for Early Childhood Education (BRASIL,1998), among others, the aim was to encourage a taste for reading and expand the possibilities of I work with reading acquisition, seeking to analyze the similarities and differences found in this tale; and analyze the extent to which texts belonging to the genre textual fairy tales are facilitators in the reader's training process on Monday childhood. Methodologically, as it is a qualitative and purposeful research, a didactic sequence was elaborated, which encourages a taste for reading. The search discusses the inclusion of work with fairy tales in early childhood education, in order to lead children to develop knowledge based on the imaginary and the real, highlighting the role of the teacher in fairy tale reading practices for the training of proficient readers, focusing on the teacher's field of action in the development of the training of these subjects and highlighting the role of the teacher in practical fairy tale readers.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso aborda o processo de leitura do gênero textual Contos de fadas no contexto da Educação Infantil, a partir de uma comparação entre o texto clássico e o texto contemporâneo conto A Bela Adormecida. Com base no referencial teórico a respeito dos estudos de Abramovich (1997), Bettelheim (2005), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL,1998), dentre outros, objetivou-se fomentar o gosto pela leitura e ampliar as possibilidades de trabalho com a aquisição da leitura, buscando analisar as semelhanças e diferenças encontradas nesse conto; e analisar em que medida os textos pertencentes ao gênero textual contos de fadas são facilitadores no processo de formação do leitor na segunda infância. Metodologicamente, por se tratar de uma pesquisa qualitativa propositiva, elaborou-se de uma sequência didática, que fomente o gosto pela leitura. A pesquisa discute a inclusão do trabalho com os Contos de fadas na Educação Infantil, a fim de levar as crianças a desenvolverem saberes a partir do imaginário e do real, destacando o papel do professor nas práticas leitoras de contos de fadas para a formação de leitores proficientes, enfocando o campo de atuação do professor no desenvolvimento da formação desses sujeitos e destacando o papel do professor nas práticas leitoras de contos de fadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectconto de fadaspt_BR
dc.subjectgênero textualpt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO papel do professor na formação do leitor através do gênero textual conto de fadaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O papel do professor na formação do leitor atraves do genero textual conto de fadas.pdf364.51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons