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dc.contributor.advisor1Renato Tocantins Sampaiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981208106060351pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marina Horta Freirept_BR
dc.contributor.referee1Rosemyriam Ribeiro dos Santos Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Verônica Magalhães Rosáriopt_BR
dc.creatorJuliana Márcia Britopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8840911451389247pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T23:29:39Z-
dc.date.available2023-10-09T23:29:39Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59351-
dc.description.resumoCom base na importância do ritmo e dos instrumentos de percussão nas sessões de Musicoterapia, bem como na necessidade de conhecimentos prévios sobre esses elementos, esta dissertação tem como objetivo principal compreender como aprimorar o uso de instrumentos de percussão na prática clínica musicoterapêutica frente ao ensino de ritmo e percussão fundamentado nas abordagens pedagógicas humanistas. Para embasar teoricamente essa pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura existente sobre o ritmo e os instrumentos de percussão na Musicoterapia com ênfase na seleção e no uso adequado desses instrumentos, bem como nos parâmetros musicais relevantes no contexto clínico. Essa revisão mostrou que o tema ainda é pouco explorado na literatura musicoterapêutica brasileira. Também foi realizado um levantamento da literatura pedagógica sobre as abordagens humanistas para o ensino da percussão em Musicoterapia, apresentando ideias de didáticas humanistas que podem fortalecer a conexão das(os) estudantes com instrumentos de percussão, permitindo expandir o pensamento criativo na prática clínica. A fim de ampliar o conhecimento sobre a formação das(os) musicoterapeutas em relação ao ritmo e aos instrumentos de percussão, utilizou-se a metodologia da pesquisa exploratória, que consistiu na aplicação de um questionário direcionado aos estudantes de Musicoterapia no Brasil e revelou o pouco nível de contato e conhecimento dos estudantes de Musicoterapia em relação aos instrumentos de percussão, além de identificar a necessidade de fortalecer e ampliar os conhecimentos acerca desses instrumentos. Além disso, foi realizado um estudo piloto de prática percussiva para estudantes de Musicoterapia utilizando como proposta didática a perspectiva de abordagens humanistas centradas na pessoa, o que mostrou que a realização de um grupo de estudos sobre essa temática é possível e relevante. Vale ressaltar a importância da(o) musicoterapeuta estar consciente ao escolher os instrumentos de percussão e de possuir conhecimento rítmico, pois acredita-se que, dessa forma, sua prática, intenção clínica e abertura artística podem ser cada vez mais acessíveis e harmônicas, permitindo-se ampliar as possibilidades no processo musicoterapêutico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPercussão em Musicoterapiapt_BR
dc.subjectRitmo em Musicoterapiapt_BR
dc.subjectAbordagens humanistas e ensino de percussãopt_BR
dc.subject.otherEducação musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica para percussãopt_BR
dc.subject.otherRitmo (Música)pt_BR
dc.subject.otherMusicoterapiapt_BR
dc.titlePerspectivas metodológicas sob o olhar humanista aplicadas ao ensino do ritmo e da percussão na Musicoterapiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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