Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarcia Castropt_BR
dc.creatorRenato Tascapt_BR
dc.creatorAna Maria Malickpt_BR
dc.creatorAtun Rifatpt_BR
dc.creatorAdriano Massudapt_BR
dc.creatorGisele Almeidapt_BR
dc.creatorNaércio Aquino Menezes Filhopt_BR
dc.creatorMonica Viegas Andradept_BR
dc.creatorKenya Valeria Micaela de Souza Noronhapt_BR
dc.creatorRudi Rochapt_BR
dc.creatorJames Macinkopt_BR
dc.creatorThomas Honept_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T21:08:14Z-
dc.date.available2023-10-10T21:08:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume394pt_BR
dc.citation.issue2019pt_BR
dc.citation.spage345pt_BR
dc.citation.epage356pt_BR
dc.identifier.doi10.1016/s0140-6736(19)31243-7pt_BR
dc.identifier.issn0140-6736pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59383-
dc.description.abstractEm 1988, a Constituição brasileira definiu a saúde como um direito universal e uma responsabilidade do Estado. Progresso em direção a cobertura universal de saúde no Brasil foi alcançada por meio de um sistema único de saúde (Sistema Único de Saúde [SUS]), criado em 1990. Com sucessos e retrocessos na implementação de programas de saúde e na organização de seus sistema de saúde, o Brasil alcançou acesso quase universal aos serviços de saúde para a população. A trajetória do O desenvolvimento e a expansão do SUS oferecem lições valiosas sobre como ampliar a cobertura universal de saúde num contexto altamente país desigual, com recursos relativamente baixos atribuídos aos serviços de saúde pelo governo em comparação com países de rendimento médio e de rendimento elevado. A análise dos últimos 30 anos desde a criação do SUS mostra que as inovações vão além do desenvolvimento de novos modelos de cuidados e destaca a importância de estabelecer estruturas políticas, jurídicas, organizacionais e relacionadas à gestão, com funções claramente definidas tanto para o governo federal quanto para o governo. governos locais na governação, planeamento, financiamento e prestação de serviços de saúde. A expansão do O SUS permitiu que o Brasil abordasse rapidamente as mudanças nas necessidades de saúde da população, com um aumento dramático da cobertura de serviços de saúde em apenas três décadas. No entanto, apesar dos seus sucessos, a análise de cenários futuros sugere a necessidade urgente de abordar as persistentes desigualdades geográficas, o financiamento insuficiente e a falta de eficiência entre o sector privado e o sector público. colaboração setorial. As políticas fiscais implementadas em 2016 deram início a medidas de austeridade que, juntamente com o novo políticas ambientais, educacionais e de saúde do governo brasileiro, poderiam reverter as conquistas arduamente conquistadas do SUS e ameaça a sua sustentabilidade e capacidade de cumprir o seu mandato constitucional de fornecer cuidados de saúde para todos.pt_BR
dc.description.resumoIn 1988, the Brazilian Constitution defined health as a universal right and a state responsibility. Progress towards universal health coverage in Brazil has been achieved through a unified health system (Sistema Único de Saúde [SUS]), created in 1990. With successes and setbacks in the implementation of health programmes and the organisation of its health system, Brazil has achieved nearly universal access to health-care services for the population. The trajectory of the development and expansion of the SUS offers valuable lessons on how to scale universal health coverage in a highly unequal country with relatively low resources allocated to health-care services by the government compared with that in middle-income and high-income countries. Analysis of the past 30 years since the inception of the SUS shows that innovations extend beyond the development of new models of care and highlights the importance of establishing political, legal, organisational, and management-related structures, with clearly defined roles for both the federal and local governments in the governance, planning, financing, and provision of health-care services. The expansion of the SUS has allowed Brazil to rapidly address the changing health needs of the population, with dramatic upscaling of health service coverage in just three decades. However, despite its successes, analysis of future scenarios suggests the urgent need to address lingering geographical inequalities, insufficient funding, and suboptimal private sector–public sector collaboration. Fiscal policies implemented in 2016 ushered in austerity measures that, alongside the new environmental, educational, and health policies of the Brazilian government, could reverse the hard-earned achievements of the SUS and threaten its sustainability and ability to fulfil its constitutional mandate of providing health care for all.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofThe Lancet-
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectPublic Health Systempt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.subject.otherSistema Ùnico de Saúdept_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.titleBrazil's unified health system: the first 30 years and prospects for the futurept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2819%2931243-7pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.