Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndré Luiz da Silva Teixeirapt_BR
dc.creatorMárcia Siqueira Rapinipt_BR
dc.creatorThiago Caliaript_BR
dc.date.accessioned2023-10-11T17:23:08Z-
dc.date.available2023-10-11T17:23:08Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume47pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage384pt_BR
dc.citation.epage395pt_BR
dc.identifier.doi10.1093/scipol/scaa020pt_BR
dc.identifier.issn1471-5430pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59400-
dc.description.abstractEste artigo analisa as idiossincrasias e os determinantes organizacionais da capacidade de absorção (CA) de empresas localizadas em um país em desenvolvimento. Teoricamente, este artigo caracteriza um “círculo vicioso de CA limitada” nas empresas latino-americanas. Empiricamente, a Pesquisa Brasileira de Inovação (2011 e 2014) é empregada para analisar o papel da inovação organizacional e de diferentes esforços inovadores para construir dois tipos de CA: (1) CA acadêmico (para absorver conhecimento de universidades ou institutos de pesquisa); (2) CA de mercado (para absorver conhecimento de fornecedores, clientes ou concorrentes). Os principais resultados indicam que as empresas desenvolvem ambos os tipos de CA através de formação e aquisição de Investigação e Desenvolvimento (I&D) externos, em vez de despesas em I&D interno; A CA acadêmica também é construída por relacionamentos externos e pelas habilidades dos pesquisadores das empresas, enquanto a CA de mercado é afetada principalmente por uma melhor difusão interna do conhecimento. Estes resultados qualificam o argumento genérico de CA limitada para empresas num contexto latino-americano.pt_BR
dc.description.resumoThis article analyses the idiosyncrasies and organizational determinants of the absorptive capacity (AC) of firms located in a developing country. Theoretically, this article characterizes a ‘vicious circle of limited AC’ in Latin American firms. Empirically, the Brazilian Innovation Survey (2011 and 2014) is employed to analyze the role of organizational innovation and different innovative efforts to build two types of AC: (1) academic AC (to absorb knowledge from universities or research institutes); (2) market AC (to absorb knowledge from suppliers, clients, or competitors). The main results indicate that firms develop both types of AC through training and acquisition of external Research and Development (R&D), instead of expenditure on internal R&D; academic AC is also built by external relationships and the firms’ researchers’ skills, while market AC is primarily affected by better internal knowledge diffusion. These results qualify the generic argument of limited AC for firms in a Latin American context.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofScience and Public Policy-
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAbsorptive Capacitypt_BR
dc.subjectDeveloping countrypt_BR
dc.subjectOrganizational Innovationpt_BR
dc.subjectBrazilian Innovation Survey (PINTEC)pt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectBivariate probitpt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherPaises em desenvolvimentopt_BR
dc.titleOrganizational determinants and idiosyncrasies of firms? absorptive capacity in a developing countrypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://https://doi.org/10.1093/scipol/scaa020pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.