Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/59415
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comparisons of counterfactual affirmative action policies at the Federal University of Minas Gerais
Autor(es): André Braz Golgher
Resumen: Tertiary education attendance in Brazil varies remarkably among different population groups. In order to decrease inequalities and increase the proportion of minorities in public universities, many institutions of higher education in Brazil have implemented affirmative action policies since the 2000s. The main objective of this paper was to analyze different counterfactual affirmative action policies at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) based on simulations, measuring the proportion of minorities and the level of academic performance at this institution under each scenario. The current quota policy of 50% for students from public secondary schools, divided between four main groups (non-poor/non-minority; poor/non-minority; non-poor/minority; poor/minority), was shown to be well-designed to promote higher proportions of minorities among the student body. However, if academic performance is also taken into account, the best options would be either a quota policy of 50% divided between poor and non-poor students or a bonus policy based on a linear function of course competitiveness with an average bonus of 6%.
Abstract: A proporção de indivíduos que frequenta a educação superior no Brasil varia de forma marcante entre os diferentes grupos da população. Como forma de diminuir a desigualdade no acesso à educação superior e aumentar a proporção de minorias na universidade públicas, muitas instituições de nível superior no Brasil implementaram políticas de ação afirmativa a partir de 2000. O objetivo principal desse artigo é analisar políticas contrafactuais de ação afirmativa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir de simulações que mediram a proporção de minorias e o desempenho acadêmico nessa instituição. A atual política de 50% de cotas para estudantes do ensino médio público dividida em quatro grupos principais (não pobre/não negro; pobre/não negro; não pobre/negro; pobre/negro) se mostrou eficaz para promover a inclusão de maiores proporções de minorias na universidade. Entretanto, se o desempenho acadêmico é levado em conta, as melhores escolhas de políticas afirmativas seriam uma política de cotas de 50%, dividida entre pobres e não pobres, ou uma política de bônus baseada em uma função linear da competitividade do curso com bônus médio de 6%.
Asunto: Brasil
Educação
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/3610508/2020
URI: http://hdl.handle.net/1843/59415
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/S6cJbkcbrFVF4KrYQJ99gCx/
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Ciências Sociais
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Comparisons of counterfactual affirmative action policies at the federal university of minas gerais.pdf969.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.