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http://hdl.handle.net/1843/59477
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar |
Other Titles: | Temporal ordering and reading competence of words and pseudowords: a preliminary study |
Authors: | Cintia Alves de Souza Andrezza Gonzalez Escarce Stela Maris Aguiar Lemos |
Abstract: | Objetivo: Analisar a associação entre habilidades de ordenação temporal simples e complexas e tarefas de competência leitora em escolares. Método: Etapa piloto de estudo transversal com amostra não probabilística, realizada com 22 escolares, na faixa etária de oito a dez anos. Foram utilizados os instrumentos de avaliação da competência leitora e de avaliação das habilidades auditivas de ordenação temporal simples e complexa. Resultados: As habilidades auditivas de ordenação temporal simples, assim como os resultados do teste de competência leitora, apresentaram resultado normal na maioria dos participantes. As habilidades de ordenação temporal complexa, por sua vez, apresentaram resultado inadequado na maioria dos escolares. A associação da competência leitora com o processamento temporal não demonstrou significância estatística. Conclusão: O estudo demonstrou a importância da realização de estudos mais robustos e a viabilidade de coleta de dados no cenário escolar. |
Abstract: | Analyze the association of simple and complex auditory temporal ordering skills with reading competence tasks in students. Methods: Pilot phase of a cross-sectional study conducted with a non-probabilistic sample of 22 schoolchildren aged eight to ten years. Instruments for evaluation of reading competence tasks and simple and complex auditory temporal ordering abilities were used. Results: Most participants obtained adequate results in the tests of simple auditory temporal ordering (SATO) and reading competence (RC), but inadequate results in the test of complex auditory temporal ordering (CATO). The association of reading competence with temporal processing showed no statistical significance. Conclusion: The study evidenced the importance to conduct more robust studies on the theme and the viability of data collection in the school scenario. |
Subject: | Instituições Acadêmicas Percepção Auditiva Compreensão Leitura Fonoaudiologia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.1590/2317-1782/20182017102 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59477 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/codas/a/nMqcCzq7PYQkTPftyZ3WvZc/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | CoDAS |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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