Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59477
Type: Artigo de Periódico
Title: Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar
Other Titles: Temporal ordering and reading competence of words and pseudowords: a preliminary study
Authors: Cintia Alves de Souza
Andrezza Gonzalez Escarce
Stela Maris Aguiar Lemos
Abstract: Objetivo: Analisar a associação entre habilidades de ordenação temporal simples e complexas e tarefas de competência leitora em escolares. Método: Etapa piloto de estudo transversal com amostra não probabilística, realizada com 22 escolares, na faixa etária de oito a dez anos. Foram utilizados os instrumentos de avaliação da competência leitora e de avaliação das habilidades auditivas de ordenação temporal simples e complexa. Resultados: As habilidades auditivas de ordenação temporal simples, assim como os resultados do teste de competência leitora, apresentaram resultado normal na maioria dos participantes. As habilidades de ordenação temporal complexa, por sua vez, apresentaram resultado inadequado na maioria dos escolares. A associação da competência leitora com o processamento temporal não demonstrou significância estatística. Conclusão: O estudo demonstrou a importância da realização de estudos mais robustos e a viabilidade de coleta de dados no cenário escolar.
Abstract: Analyze the association of simple and complex auditory temporal ordering skills with reading competence tasks in students. Methods: Pilot phase of a cross-sectional study conducted with a non-probabilistic sample of 22 schoolchildren aged eight to ten years. Instruments for evaluation of reading competence tasks and simple and complex auditory temporal ordering abilities were used. Results: Most participants obtained adequate results in the tests of simple auditory temporal ordering (SATO) and reading competence (RC), but inadequate results in the test of complex auditory temporal ordering (CATO). The association of reading competence with temporal processing showed no statistical significance. Conclusion: The study evidenced the importance to conduct more robust studies on the theme and the viability of data collection in the school scenario.
Subject: Instituições Acadêmicas
Percepção Auditiva
Compreensão
Leitura
Fonoaudiologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/2317-1782/20182017102
URI: http://hdl.handle.net/1843/59477
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/codas/a/nMqcCzq7PYQkTPftyZ3WvZc/
metadata.dc.relation.ispartof: CoDAS
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.