Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59505
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Quilombo, cultura e educação: algumas reflexões a partir da prática etnográfica |
Autor(es): | Paula Cristina Silva de Oliveira Carmem Lúcia Eiterer Shirley Aparecida de Miranda |
Resumo: | Este ensaio tem por objetivo refletir sobre o conceito de cultura e a prática etnográfica na área de educação a partir de pesquisas que tematizam comunidades quilombolas. Apresentamos as seguintes questões: O que se entende por quilombo e comunidades quilombolas? Que contribuições o conceito de cultura e a prática etnográfica podem trazer às pesquisas que tematizam quilombo e educação? Para tanto, recorremos a Gusmão (1994, 2014) e O'dwyer (1995, 2007), por exemplo, que estudam quilombo, e cânones a antropologia como Clifford Geertz e Marshall Sahlins. Concluímos que a prática etnográfica, para além de instrumento metodológico, se faz importante na construção e elaboração de novas epistemes. |
Assunto: | Educação Quilombolas Cultura Antropologia cultural |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59505 |
Data do documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-x/ |
metadata.dc.relation.ispartof: | Vozes dos Vales |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quilombo, cultura e educação_ algumas reflexões a partir da prática etnográfica.pdf | 291.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.