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http://hdl.handle.net/1843/59507
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Quando a diáspora africana interpela a educação: aproximações entre Brasil e Colômbia |
Título(s) alternativo(s): | When african diaspora questions education: approaches between Brazil and Colombia |
Autor(es): | Shirley Aparecida de Miranda Susy Rocío Contendo Lozano |
Resumo: | A presença africana é constitutiva do continente americano, mas permanece circunscrita a uma hierarquia racial. Esse processo, caracterizado pelo epistemicídio reverbera-se na educação escolar que integrou os processos de dominação à custa da negação culturas, línguas, narrativas. Práticas discursivas que se sustentam em dispositivos de políticas educacionais para o reconhecimento da presença negra no continente americano consistem no tema desse artigo. O conceito de diáspora oferece aporte analítico para focalizarmos esses dispositivos na prática discursiva dos movimentos negros e afrodescendentes. No primeiro tópico, abordamos, a partir dos procedimentos da tradução intercultural, as aproximações entre Brasil e Colômbia nas disputas dos movimentos negros e afrodescendentes pela educação. Em seguida, analisamos demandas desses movimentos convertidas em políticas de educação, sob a égide da diversidade. Por fim, identificamos reverberações das políticas de diversidade que permitem nomear as lógicas que estruturam a educação escolar e ampliar o repertório de entendimento do mundo. |
Abstract: | The African presence is constitutive of the American continent but remains circumscribed to a racial hierarchy. This process, characterized by epistemicide reverberates in school education, that integrated the processes of domination at the expense of denial of cultures, languages, narratives. Discursive practices that are based on devices of educational policies for the recognition of the black presence in the American continent are the theme of this article. The concept of diaspora offers an analytical contribution to focus these devices on the discursive practice of black and afrodescendent movements. In the first topic, we approach, from the procedures of the intercultural translation, the approximations between Brazil and Colombia in the disputes of the black and afro-descendent movements by the education. Next, we analyze the demands of these movements, converted into education policies, under the aegis of diversity. Finally, we identify reverberations of diversity policies that allow us to name the logics that structure school education and broaden the understanding repertoire of the world. |
Assunto: | Educação Diáspora africana Interculturalidade Relações internacionais e cultura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698200184 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59507 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/edur/a/3fxmcQXYTyRCCzzrR3KPjyD/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação em revista |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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Quando a diáspora africana interpela a educação_ aproximações entre Brasil e Colômbia.pdf | 322.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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