Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJanice Henriques da Silva Amaralpt_BR
dc.creatorGiselle Foureauxpt_BR
dc.creatorMarcos Augusto de sápt_BR
dc.creatorLuana Pereira Leite Schetinopt_BR
dc.creatorLeonor Bezerra Guerrapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-16T21:57:05Z-
dc.date.available2023-10-16T21:57:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume24pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage95pt_BR
dc.citation.epage110pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1516-731320180010007pt_BR
dc.identifier.issn1980850Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59511-
dc.description.abstractThe aim of this study was to implement and evaluate the impact of the development of Concept Maps (MC), as a pedagogical strategy in teaching of Human Anatomy, one of the course subjects of Physical Therapy, from Federal University of Minas Gerais (UFMG). A total of 298 students, enrolled regularly, participated of the study over six semesters. The mean analysis of the final scores of the students, prior to the expansion of the MC Project, showed decrease of average score over the semester, which was reversed when the MC were implemented systematically. The implementation of MC were also capable of promoting a significant reduction in the failure rate. Thus, we conclude that the use of MC seems to have contributed to improving student performance and also the approval rating in the discipline of Anatomy, especially after the systematization of its use by the Teaching Project supported by the institution.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi implementar e avaliar o impacto da elaboração de Mapas Conceituais (MC) como estratégia pedagógica no ensino-aprendizagem da Anatomia Humana, uma das disciplinas do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Participaram do estudo 298 alunos regularmente matriculados, ao longo de seis semestres. A análise das médias das notas finais dos alunos, anteriores à ampliação do projeto dos MC, demonstrou decréscimo dessas médias ao longo dos semestres, o que foi revertido quando o projeto de ensino de MC foi implementado sistematicamente. A implementação dos MC também foi capaz de promover uma redução significativa no índice de reprovação. Assim, concluímos que o uso de MC parece ter contribuído para melhorar o desempenho dos alunos e também o índice de aprovação na disciplina de Anatomia Humana, principalmente após a sistematização do seu uso através do Projeto de Ensino apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação da Instituição.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectAnatomia humanapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFerramenta didáticapt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning of human anatomy: the assessment of student performance after the use of concept maps as a pedagogical strategypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8930-8869pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino-aprendizagem da anatomia humana avaliação do desempenho dos alunos.pdf276.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.