Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59523
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A prática docente na promoção da igualdade racial
Autor(es): Andrea Cristina Ribeiro da Silva
Primeiro Orientador: Francisco André Silva Martins
Resumo: O presente trabalho é fruto das experiências vivenciadas na prática docente durante o - Curso de Especialização em Políticas de Promoção de Igualdade Racial na Escola – iniciado em agosto de 2014, que teve como público alvo professores da rede pública de educação básica da região Metropolitana de Belo Horizonte. O referido curso foi integralmente financiado pelos recursos do Ministério da Educação, com o objetivo de possibilitar formação continuada de professores da Educação Básica, na perspectiva da promoção da igualdade racial, contribuindo para a construção de políticas pedagógicas de enfrentamento das discriminações e desigualdades étnico-raciais no Brasil e, em especial no contexto escolar. Nesta análise crítica foram relatadas as impressões das experiências vividas a partir da visão de uma professora da educação básica, que levou para a sua prática pedagógica, através de profícuo diálogo com as discussões teóricas proporcionadas pelo curso, novas maneiras de agir, abrindo para novas possibilidades de reflexões sobre o racismo e as discriminações raciais no cotidiano escolar, pensando na perspectiva da promoção da igualdade racial e no combate à discriminação. Com uma mudança de postura do docente, consegue-se discutir a existência do preconceito racial e até buscar estratégias de promoção da igualdade racial na escola. Espera-se com este trabalho contribuir com as discussões acerca da construção de uma escola menos desigual, que possibilite a todos a convivência respeitosa baseada no respeito, na valorização de todos independente do pertencimento racial.
Abstract: This work is the result of life experiences in teaching practice during - Specialization in Racial Equality Promotion Policies School - started in August 2014, which had as target public school teachers of basic education Belo Metropolitan region Horizon. This course was fully financed by funds from the Ministry of Education, in order to enable continued training of teachers of basic education in the perspective of promoting racial equality, contributing to the construction of educational policies to face discrimination and ethnic-racial inequalities in Brazil and in particular in the school context. In this critical analysis experience of the impressions were reported experienced from the perspective of a teacher of basic education, which led to their practice, through fruitful dialogue with the theoretical discussions provided by the course, new ways of doing things, opening to new possibilities reflections on racism and racial discrimination in everyday school life, thinking from the perspective of promoting racial equality and combating discrimination. With a change in the teaching posture is achieved discuss the existence of racial prejudice and to seek strategies for promoting racial equality at school. It is hoped that this work contribute to the discussions about the construction of a more equitable school, which will enable all the respectful coexistence based on respect, appreciation of all irrespective of racial origin.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/59523
Data do documento: 9-Abr-2016
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