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http://hdl.handle.net/1843/59564
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Nivaldo Calixtoribeiro | pt_BR |
dc.creator | Dalgiza Andrade Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Celia da Consolação Dias | pt_BR |
dc.creator | Angélica Conceição Dias Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T20:53:32Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T20:53:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.citation.volume | 20 | pt_BR |
dc.citation.spage | e022019 | pt_BR |
dc.citation.epage | 23 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.20396/rdbci.v20i00.8670366 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1678765X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/59564 | - |
dc.description.resumo | Composta por vários movimentos, a Ciência Aberta vem ganhando expressividade considerável na busca pela ampliação da confiança nos resultados de pesquisa, buscando a transparência em todos os elementos que compõem um processo de investigação científica. Objetivo:Nesse cenário, objetivou-se com este artigo analisar a importância atribuída por atores envolvidos com a Ciência Aberta, seus movimentos e iniciativas. Metodologia:Um questionário foi enviado a personalidades envolvidas com o processo científico por meio de dois grupos de aplicativos de troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo pela internet e uma lista de discussão de atores interessados na temática, composta por bibliotecários, pesquisadores, professores e editores. Estruturado por uma questão aberta e 20 variáveis relacionadas à Ciência Aberta, os respondentes foram orientados a indicar, em uma escala Likert de cinco pontos, a importância de cada uma delas, observando o contexto da comunicação científica desenvolvido na universidade pública. Resultados:Com o auxílio do software SPSS, foram realizadas análises estatísticas descritivas de frequência e média. Ainda, aplicou-se a análise fatorial e identificou-se a possibilidade de condensar as informações em um total de quatro componentes ouagrupamentos. Conclusão:Por meio deste estudo, concluiu-se que, apesar de alternar a frequência, todas as variáveis apresentaram como moda o fator cinco, indicando que todas as iniciativas e movimentos elencados no estudo foram considerados muito importantes pelos atores envolvidos com a Ciência Aberta. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência aberta | pt_BR |
dc.subject | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject | Métodos matemáticos e estatísticos | pt_BR |
dc.subject | Análise fatorial | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação na ciência | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência aberta | pt_BR |
dc.subject.other | Análise fatorial | pt_BR |
dc.title | Importância das práticas de Ciência Aberta e de comunicação científica na perspectiva de atores envolvidos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8670366 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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Importância das práticas de Ciência Aberta e de comunicação científica na perspectiva de atores envolvidos.pdf | 909.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
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