Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59571
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dc.creatorShirley Aparecida de Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T23:30:06Z-
dc.date.available2023-10-17T23:30:06Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage39pt_BR
dc.citation.epage52pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.348pt_BR
dc.identifier.issn2176-4360pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59571-
dc.description.abstractQuilombos in Brazil are the most evident mechanism for confronting the slave system, an emblem of the collective resistance that constitutes the African diaspora. In 2012, the national curriculum guidelines for quilombola school education were published. The recommendations and challenges are highlighted for teachers. Could we then talk about quilombola teaching? This article discusses this question based on the narratives of four teachers who recognize themselves as quilombolas, call themselves black and work in schools located in the territories where they live. We followed the trails of the narratives to show who they are and how quilombola teachers were trained and what displacements they produce for the relationship between gender and teaching. The article is organized into five topics. After the introduction, we discussed the pitfalls of teacher training of the interviewed teachers. In the third topic, we reflect on the gender and race relationship and the destabilizations that propose an analysis of the teaching profession. In the next topic, we situate the borders on which quilombola teaching is built and final words.pt_BR
dc.description.resumoOs quilombos no Brasil consistem no mais evidente mecanismo de enfrentamento ao sistema escravista, emblema da resistência coletiva que constitui a diáspora africana. Em 2012 foram publicadas as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola. As recomendações e desafios dessa modalidade de educação dirigem-se às professoras. Poderíamos falar então em uma docência quilombola? Esse artigo discute essa indagação a partir das narrativas de quatro professoras que se reconhecem quilombolas, se autodeclaram negras e atuam em escolas situadas nos territórios onde vivem. Seguimos nas trilhas das narrativas para evidenciar quem são e como se formaram docentes quilombolas e que deslocamentos produzem para a relação entre gênero e docência. O artigo está organizado em cinco tópicos. Após a introdução, discutimos os percalços da formação docente das professoras entrevistadas. No terceiro tópico refletimos sobre a relação gênero e raça e as desestabilizações que propõem a uma análise da profissão docente. No tópico seguinte, situamos as fronteiras em que constroem a docência quilombola e palavras finais.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFomação Docentept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherQuilombolaspt_BR
dc.subject.otherGrupos raciaispt_BR
dc.subject.otherIdentidade de gêneropt_BR
dc.titleDocência nas fronteiras: quilombo, raça e gêneropt_BR
dc.title.alternativeTeaching at the borders: quilombo, race and genderpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/348pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8312-2262pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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